Este projeto de extensão tem por objetivo ofertar distintos módulos de ensino e formação sobre práticas de compreensão e produção oral e escrita acadêmicas à comunidade universitária discente e docente da região da tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai. A proposta divide-se em dois eixos principais: 1) ensino envolvendo práticas de leitura e escrita, bem como a compreensão e produção oral e escrita de textos acadêmicos diversos (tais como fichamento, comunicação oral, resenha acadêmica, artigo, pôster, entre outros); 2) formação de monitores e docentes que atuam na área de ensino dessas práticas e gêneros. O projeto tem por objetivos principais: a) a criação de um espaço de familiarização e/ou inserção dos estudantes nas práticas de compreensão e produção oral e escrita de textos acadêmico-científicos na universidade, por meio de oficinas; b) a formação de discentes de graduação que atuam como monitores na área de letramento acadêmico; c) a criação de espaços de formação e reflexão docente sobre as práticas acadêmicas de ensino-aprendizagem; d) a construção conjunta de conhecimento sobre letramentos acadêmicos pela equipe executora do projeto e participantes das formações através da leitura e discussão de textos especializados, bem como a produção de trabalhos orais e escritos realizados a partir da reflexão teoricamente orientada nesse campo, a ser apresentados em eventos da área. O presente projeto integrará o Programa Permanente de Línguas para a Comunidade: ensino e formação para integração (programa de extensão PROEX/UNILA), que reúne projetos, cursos e eventos relacionados ao ensino de línguas estrangeiras/adicionais (espanhol, guarani, inglês, italiano, português etc.). Outrossim, tem por objetivo dialogar com projeto de pesquisa do grupo de pesquisa Linguagem, Política e Cidadania (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3954267458504655), do qual a proponente deste projeto faz parte.
Estudantes brasileiros, internacionais e de editais de ingresso específicos (indígenas e refugiados) da UNILA; professores e monitores que atuam na universidade.
Estudantes brasileiros e estrangeiros da região da tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai; professores e monitores das universidades da região.
Mapa mental produzido por estudante - Oficina de escrita de TCC (2020)
Ficha do Módulo 3 - Oficina de escrita de TCC (2020)
Página inicial no Google Classroom - Oficina de escrita de TCC (2020)
Plano de trabalho p. 1 - Oficina de escrita de TCC (2020)
Oficina de Escrita de TCC (2020) - Curso em andamento no âmbito do projeto
Plano de trabalho p. 2 - Oficina de escrita de TCC (2020)
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6