Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TOQUE DE RESPEITO, LAÇOS DE PROTEÇÃO
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 183
Período de Realização: 15/12/2020 a 07/04/2022
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola pública e municipal do município de Foz do Iguaçu.
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 34/2020/PROEX - PROFIEX/PROBEX)
Responsável pela Ação: ADRIANA CHALITA GOMES
E-mail do Responsável: adrianachalita@gmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795087


Resumo

RESUMO: Introdução: O abuso sexual infantil é um problema grave, universal e que pode aumentar o risco de problemas no bem-estar psicológico, físico, comportamental e interpessoal de quem foi violado (SINGH et al., 2014). Por isso, estratégias de prevenção primária se fazem necessárias para diminuir os índices de violência, as consequências por elas causadas e os gastos públicos posteriores em prol da vítima. Objetivos: Desse modo, intervenções primárias realizadas em escolas com crianças e com intuito de informá-las de seus direitos garantidos por lei, de aumentar o autocuidado e de incentivar o diálogo com os pais ou responsáveis com quem possuam confiança são alguns dos objetivos das oficinas desse projeto de intervenção, visando a diminuição da incidência de abuso sexual infantil. Metodologia:  O público-alvo será estudantes do terceiro ao quinto ano, além dos profissionais da educação de uma escola pública e municipal do município de Foz do Iguaçu. A escolha da escola acontecerá juntamente com a Secretaria de Educação Municipal. A estratégia de trabalho será com pequenas peças teatrais, com cada turma de alunos separadamente, e que abranjam o tema e posterior discussão e roda de conversa sobre o que é abuso sexual, quando, como e para quem solicitar ajuda e relatar o ocorrido. Com os professores, será enfatizado a necessidade de estarem atentos a mudanças de comportamentos por parte dos alunos, como identificarem sinais de abuso e como agir frente a tal suspeita. A estratégia de coleta de dados será de forma qualitativa, com questões semi-estruturadas aplicadas em cada turma de forma separada e, posteriormente, com os professores. A análise dos dados será feita após as discussões dos grupos focais serem gravadas, transcritas na íntegra e, após isso, observadas por meio da análise de conteúdo qualitativa manifesto. Todos os aspectos éticos para a aplicação da intervenção serão seguidos.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes da UNILA.


Externo:

Estudantes do terceiro ao quinto ano e profissionais da educação de uma escola pública e municipal do município de Foz do Iguaçu.


Público Alvo Externo

Estudantes do terceiro ao quinto ano e profissionais da educação de uma escola pública e municipal do município de Foz do Iguaçu.



Membros da Equipe

  ADRIANA CHALITA GOMES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JHENIFER MEZZOMO SPAGNOL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  JHENIFER MEZZOMO SPAGNOL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR

  JHENIFER MEZZOMO SPAGNOL
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6