O Tekoha Guasu é um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana destinado à Educação Patrimonial e objetiva estabelecer uma relação dialógica com a comunidade municipal e da tríplice fronteira. Desde sua criação em 2014, o projeto já realizou diversas atividades educativas de difusão e valorização do patrimônio cultural iguaçuense, para públicos de diversas faixas etárias e grupos sociais distintos. Entre tais atividades, destacam-se as Aulas Externas, possíveis principalmente devido ao apoio logístico da UNILA, que sempre disponibilizou motorista e transporte coletivo sem custo para os participantes, promovendo a integração entre a comunidade externa e a universidade através da extensão. Por mais que todos os bens culturais visitados sejam importantes, o primeiro aeroporto da cidade possui uma singularidade especial. Após o estabelecimento de um Campo de Aviação em 1935, o local ganhou seu Terminal de Passageiros em 1941, inaugurando o Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu. Nas décadas que se seguiram a sua criação o aeroporto teve uma grande relevância para a integração do oeste paranaense com o resto do estado e do país. No início da década de 1970, foi realizado sua última decolagem quando o aeroporto foi transferido para o final da BR 269, onde é atualmente, e o local passou a ser ocupado pelo Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu, clube fundado no final da década de 60, por sargentos e suboficiais das Forças Armadas. O objetivo dessa ação de extensão é, paralelamente a criação de um Espaço de Memória na antiga Torre de Controle, que já está em curso através de outro projeto de extensão universitária, realizar em parceria com a comunidade do tradicional Clube do GRESFI uma campanha de financiamento coletivo para construção da Estátua Histórica do avião biplano Waco, que realizou o primeiro pouso do governo brasileiro em Foz do Iguaçu, em Março de 1935. O avião foi batizado pela Ottília Schimmelpfeng, professora do Colégio Bartolomeu Mitre e filha do primeiro prefeito da cidade, ludicamente como o “Pássaro Vermelho”.
A inauguração da Estátua Histórica do Pássaro Vermelho visa celebrar o Aniversário de 80 Anos de construção do Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu, e o projeto pretende aproveitar a oportunidade para a realização de visitas históricas de educação patrimonial.
Estudantes de Graduação e Mestrado
Comunidade do Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu
Ultimo Controlador de Voo
Ficha Tecnica do Avião Biplano Waco Vermelho Original
Aeromodelo instalado atualmente na Torre de Controle
Modelo de Monumento de Avião
Desenho Modelo da Estatua Histórica do Passaro Vermelho
Manobra de Avião Biplano sobre a Igreja Matriz
Pouso do Biplano
Festa da Asa de Foz do Iguaçu 1936
Noticia de Jornal da Festa da Asa
Hall de Embarque
Desenho original do Arquiteto do Aeroporto
Terminal de Passageiros
Familia em frente ao Terminal
Trabalhadores do Aeroporto
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6