Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Cidadania na Escola: ações socioeducativas voltadas para a difusão dos diretos da criança e do adolescente
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 400
Período de Realização: 15/12/2020 a 31/05/2022
Área Principal: 3 - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Municipal João Adão da Silva
Escola Municipal Padre Luigi Salvucci
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 34/2020/PROEX - PROFIEX/PROBEX)
Responsável pela Ação: TALITA DE MELO LIRA
E-mail do Responsável: talita.lira@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795063


Resumo

 

 

O presente Projeto de extensão visa fomentar um conjunto de ações afirmativas de cidadania e atividades socioeducativas voltadas para os direitos e deveres das crianças e adolecentes assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA completou 30 anos no dia 13 de julho de 2020. Entretanto, a vigência do ECA não garante que ela seja cumprido na sua integralidade. Nesses 30 anos ocorreram muitos avanços, mas, ainda hoje, grande parte do Estatuto ainda não é aplicada. A escola é um espaço privilegiado para contribuir com o processo de promoção e universalização de direitos, especificamente de crianças e adolescentes, principalmente no sentido de buscar construir com estratégias voltadas para a proteção e a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O As ações serão realizadas nas Escolas Municipais João Adão da Silva, localizada no Bairro Três Lagoas e Padre Luigi Salvucci, localizada na Vila C, Foz do Iguaçu, norteadas por procedimentos técnico-operativos de cunho participativo que consiste num diálogo construtivo e pedagógico com os sujeitos envolvidos. A relevância social do presente projeto expressa-se no papel elucidativo e interventivo de forma didática e pedagógica, visto que o projeto visa levar os agentes sociais a compreender-se como sujeitos de direitos, ou seja, além do projeto informar sobre os principais direitos e deveres das crianças e dos adolescentes numa linguagem acessível e clara. A relevância acadêmica se constitui como uma atividade extracurricular importante para compor o currículo dos acadêmicos, da mesma forma que contribui para a afirmação do papel na universidade, instituição compromissada com em fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. Portanto, visa também contribuir com a aproximação da academia aos espaços sócio-ocupacionais de atuação e intervenção profissional.

 

 

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Gestores, professores e alunos


Externo:

Familiares dos alunos


Público Alvo Externo

Familiares dos alunos



Membros da Equipe

  CRISTIANE SANDER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  TALITA DE MELO LIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GISELE CAROLINE RIBEIRO ANSELMO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  MARIA BERNADETE REIS MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  GUADALUPE CAROLINA AREVALO DE ROSALES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MARIA DE LOURDES AQUINO ECHEGUREN
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  STEFANI QUIÑONEZ SILVERO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CESAR ANTONIO BUITRAGO DIAZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANA LUIZA TOEBE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  CAMILY DA SILVA NERES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) EM ATIVIDADE CURRICULAR
  EDINA MAYER VERGARA
Categoria: EXTERNO
Função : CONSULTOR / TUTOR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6