Hoje existe um sério déficit burocrático para inserção e atendimento às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas deficiências na APAE, fazendo com que a instituição não consiga atender em sua total capacidade e a toda a demanda que existe no município. Atualmente existe uma demora nos processos de avaliação da pessoa com deficiência quando busca os serviços da APAE (triagem), ocorrendo um atraso no início dos atendimentos. Grande parte desse processo pode ser agilizado e melhorado. O município de Foz do Iguaçu não contempla a necessidade destes atendimentos. Segundo dados do IBGE Foz do Iguaçu possui uma população de 264.044 habitantes, dentre estes há um expressivo número de pessoas com deficiência que demandam de atendimento especializado. Sendo que dentre estas pessoas estão crianças, jovens e adultos que apresentam grande problema sensório motor, de comunicação com o meio, de comportamento adaptativo, necessitando de atendimento, suporte e supervisão permanente. O tempo prolongado de espera para o início da assistência necessária pode trazer dificuldades na reabilitação, sequelas permanentes e atraso no desenvolvimento de habilidades e inclusão social. Neste contexto, este projeto tem como objetivos a reestruturação dos processos burocráticos e assistenciais na melhora da acessibilidade aos serviços da APAE. Agilizar o processo de avaliação (triagem) para conseguir atingir um número maior de atendimentos e desenvolver um aplicativo para celular e outras tecnologias móveis com informações técnicas e educativas aos familiares sobre manejo e cuidados de pessoas com deficiências e informações sobre os serviços da APAE.
Discentes do curso de Medicina, Saúde Coletiva e Administração pública e políticas públicas.
Pessoas com deficiência intelectual e/ou múltiplas deficiências. Pais, familiares, cuidadores e/ou responsáveis por pessoas com deficiência. Equipe administrativa, gestora e executiva da APAE.
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