Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Entendendo os fenômenos da natureza: ênfase na educação inclusiva.
Ano: 2021 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 203
Período de Realização: 15/12/2020 a 08/04/2022
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital 34/2020/PROEX - PROFIEX/PROBEX)
Responsável pela Ação: MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
E-mail do Responsável: marcia.scheer@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795034


Resumo

 

A presente versão do projeto de extensão "Entendendo os fenômenos da natureza: ênfase na educação inclusiva" tem como objetivo desmistificar, de forma lúdica, com atividades interativas os fenômenos da natureza para alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu (PR), que atende também alunos especiais, portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA, com atividades adaptadas a eles na Sala de Recursos. Destaca-se que, durante as duas primeiras versões deste projeto (2019 e 2020) tivemos como parceiros o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho – PTI e também a Somare – Espaço Terapêutico Educacional, especializado em terapias para portadores de TEA, ambos em Foz do Iguaçu. Nesta proposta, continuamos com a parceria na orientação técnica de profissionais da Somare quanto ao modo de agir junto aos alunos especiais. Assim, esperamos que os extensionistas (bolsista e ou voluntários) de graduação em Geografia e ou áreas afins estejam aptos para atuar nesta área, que é tão carente de profissionais dedicados em educação inclusiva. Para os alunos especiais, esperamos que entendam sobre os fenômenos presentes nosso cotidiano, desmistificando e tirando o incômodo sobre fenômenos como trovão, chuva, frio, etc. Ainda, quanto aos professores e auxiliares esperamos que possam aprimorar uma nova abordagem de ensino e aprendizagem sobre o tema, assim como despertar o interesse em avaliar e observar o aprendizado dos alunos com suas diferenças e necessidades individuais por meio de métodos, técnicas educacionais comprovadas eficientes para o ensino de alunos com TEA baseados no Behaviorismo (PECS – Sistema de Comunicação através da troca de figuras e o Método ABA – Análise Aplicada do Comportamento). Em paralelo a primeira ação, não menos importante, serão organizadas oficinas para os alunos neurotípicos sobre os fenômenos da natureza na perspectiva da Teoria do Geossistema. Aqui a metodologia a ser utilizada será pautada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes desenvolverão uma aprendizagem mais autônoma e em conjunto, num esforço coordenado para solucionar problemas. De modo geral, este projeto é de grande importância para o entendimento dos fenômenos da natureza e suas dinâmicas, além de apresentar uma postura crítica diante das mudanças climáticas propagadas pela mídia e a inclusão na difusão do conhecimento científico e do indivíduo na sociedade.

 

 


Públicos Alvo

Interno:

discentes do curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e áreas afins


Externo:

estudantes do ensino fundamental II


Público Alvo Externo

estudantes do ensino fundamental II



Membros da Equipe

  ANA CLARISSA STEFANELLO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARCOS ROQUE DA ROSA
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  ANDRESSA SCHMIEDEL SANCHES SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRIANE SCHMIEDEL FUCKS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CAROLLINE DOS SANTOS XAVIER
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  MAYARA CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIELLA FELIPE FILHO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  GABRIEL TERRA AZCURRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

foto10

[Foto não Encotrada!]

foto8

[Foto não Encotrada!]

foto2

[Foto não Encotrada!]

foto1

[Foto não Encotrada!]

foto3

[Foto não Encotrada!]

foto9

[Foto não Encotrada!]

foto4

[Foto não Encotrada!]

foto5

[Foto não Encotrada!]

foto6

[Foto não Encotrada!]

foto7



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6