A presente versão do projeto de extensão "Entendendo os fenômenos da natureza: ênfase na educação inclusiva" tem como objetivo desmistificar, de forma lúdica, com atividades interativas os fenômenos da natureza para alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano) do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu (PR), que atende também alunos especiais, portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA, com atividades adaptadas a eles na Sala de Recursos. Destaca-se que, durante as duas primeiras versões deste projeto (2019 e 2020) tivemos como parceiros o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho – PTI e também a Somare – Espaço Terapêutico Educacional, especializado em terapias para portadores de TEA, ambos em Foz do Iguaçu. Nesta proposta, continuamos com a parceria na orientação técnica de profissionais da Somare quanto ao modo de agir junto aos alunos especiais. Assim, esperamos que os extensionistas (bolsista e ou voluntários) de graduação em Geografia e ou áreas afins estejam aptos para atuar nesta área, que é tão carente de profissionais dedicados em educação inclusiva. Para os alunos especiais, esperamos que entendam sobre os fenômenos presentes nosso cotidiano, desmistificando e tirando o incômodo sobre fenômenos como trovão, chuva, frio, etc. Ainda, quanto aos professores e auxiliares esperamos que possam aprimorar uma nova abordagem de ensino e aprendizagem sobre o tema, assim como despertar o interesse em avaliar e observar o aprendizado dos alunos com suas diferenças e necessidades individuais por meio de métodos, técnicas educacionais comprovadas eficientes para o ensino de alunos com TEA baseados no Behaviorismo (PECS – Sistema de Comunicação através da troca de figuras e o Método ABA – Análise Aplicada do Comportamento). Em paralelo a primeira ação, não menos importante, serão organizadas oficinas para os alunos neurotípicos sobre os fenômenos da natureza na perspectiva da Teoria do Geossistema. Aqui a metodologia a ser utilizada será pautada na Aprendizagem Colaborativa, onde os participantes desenvolverão uma aprendizagem mais autônoma e em conjunto, num esforço coordenado para solucionar problemas. De modo geral, este projeto é de grande importância para o entendimento dos fenômenos da natureza e suas dinâmicas, além de apresentar uma postura crítica diante das mudanças climáticas propagadas pela mídia e a inclusão na difusão do conhecimento científico e do indivíduo na sociedade.
discentes do curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e áreas afins
estudantes do ensino fundamental II
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