Este Projeto de Extensão tem por objetivo dar continuidade a uma ação de colaboração estabelecida entre a UNILA – conduzida por docentes e discentes do Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (DRUSA) – e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), espaço oficial do Mercosul, e que visa o fortalecimento de políticas voltadas à agricultura familiar na região. A REAF surgiu no ano de 2004, a partir da articulação entre os atores sociais da Agricultura Familiar dos países do Mercosul ampliado, organizados na Confederação de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM), e os governos dos países membros do Mercosul. As plenárias da REAF têm reunindo delegações representativas da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, além de países associados e convidados: Bolívia, Chile, Equador e Colômbia. O Projeto teve início no ano de 2011, com o primeiro edital da universidade visando o apoio às ações de extensão, e, desde então, professores e alunos do curso de DRUSA têm acompanhado reuniões da REAF. O Projeto de Extensão tem garantido uma maior visibilidade para a UNILA e para o curso na região, contribuindo para aproximar professores e estudantes às distintas realidades e atores sociais que atuam no espaço rural latino-americano. Em um momento de pandemia provocada pelo novo coronavírus, propõe-se a escuta daqueles que sofrem os impactos da COVID-19 no âmbito rural, agricultores e agricultoras familiares. Propomos recolher e divulgar depoimentos de jovens, mulheres e dirigentes de organizações rurais a respeito de como estão vivenciando este momento, o impacto em suas vidas e na sua produção, tanto no momento de expansão da COVID-19, nas quarentenas implementadas, quanto no período pós-pandemia. Também, identificar políticas públicas desenvolvidas pelos países no sentido de mitigar os efeitos da pandemia junto a este setor social. Com esta iniciativa, acreditamos poder contribuir com as ações em andamento na REAF no sentido de refletir sobre os impactos da pandemia na agricultura familiar.
Discentes do curso de graduação de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Considerando o momento de ausência de aulas presenciais, pretende-se contribuir para oferecer atividades aos discentes de DRuSA. Assim, o público será formado pelos estudantes de DRuSA, e, também, o conjunto da comunidade universitária.
Dirigentes de organizações sociais rurais e agentes governamentais dos países da região, bem como organismos multilaterais. Interlocutores que temos constituído em nossa relação com a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF).
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6