A escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas. Com base nesse paradigma, é possível visualizar a importância que a instituição educativa tem no processo de conhecimento e da aquisição da linguagem, uma vez que os professores são os mediadores entre a língua e os falantes. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas as diversidades linguístico-culturais dos discentes. Desde modo, este projeto objetiva suscitar a reflexão sobre a aplicação de perspectivas que envolvam práticas pedagógicas de português e suas variações linguísticas na ação docente, contribuindo para a ampliação da aquisição linguística dos alunos sob a ótica da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009). Para tanto, primeiramente, serão analisadas algumas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental II (podendo estas ser oriundas das práticas escritas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão: “Ação docente: aplicando a análise dialógica do discurso e a sociolinguística educacional na análise de (re)contos”), por meio de uma pedagogia culturalmente sensível e que correlacione às variações linguísticas e culturais existentes na expressão verbal e nas diferenças de natureza social, na prática de sala de aula. Posteriormente, como devolutiva à comunidade, serão realizados minicursos e/ou oficinas abertas aos docentes de Língua Portuguesa e Pedagogia, bem como aos acadêmicos dessas licenciaturas, por meio de ações pedagógicas desenvolvidas e ministradas pelos integrantes da ação de extensão.
Docentes e discentes
Docentes dos colégios estaduais e escolas municipais
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