Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Práticas pedagógicas do português e suas variações linguísticas
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 110
Período de Realização: 21/10/2020 a 20/10/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário, escolas municipais e/ou colégios estaduais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital Conjunto PRPPG/PROEX/PIBIS 2020-2021)
Responsável pela Ação: SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
E-mail do Responsável: simonebcr@yahoo.com.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91795005


Resumo

A escola é um espaço em que as variantes linguísticas entram em contato e conflito em decorrência da diversidade de falantes que trazem consigo traços particulares de sua convivência com a família, amigos e culturas. Com base nesse paradigma, é possível visualizar a importância que a instituição educativa tem no processo de conhecimento e da aquisição da linguagem, uma vez que os professores são os mediadores entre a língua e os falantes. Contudo, ao ensinar a língua institucionalizada, nem sempre são consideradas e respeitadas as diversidades linguístico-culturais dos discentes. Desde modo, este projeto objetiva suscitar a reflexão sobre a aplicação de perspectivas que envolvam práticas pedagógicas de português e suas variações linguísticas na ação docente, contribuindo para a ampliação da aquisição linguística dos alunos sob a ótica da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009). Para tanto, primeiramente, serão analisadas algumas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental II (podendo estas ser oriundas das práticas escritas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão: “Ação docente: aplicando a análise dialógica do discurso e a sociolinguística educacional na análise de (re)contos”), por meio de uma pedagogia culturalmente sensível e que correlacione às variações linguísticas e culturais existentes na expressão verbal e nas diferenças de natureza social, na prática de sala de aula. Posteriormente, como devolutiva à comunidade, serão realizados minicursos e/ou oficinas abertas aos docentes de Língua Portuguesa e Pedagogia, bem como aos acadêmicos dessas licenciaturas, por meio de ações pedagógicas desenvolvidas e ministradas pelos integrantes da ação de extensão.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes


Externo:

Docentes dos colégios estaduais e escolas municipais


Público Alvo Externo

Docentes dos colégios estaduais e escolas municipais



Membros da Equipe

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  THAINA DE SANTANA ALENCAR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ANDRES MAURICIO GARCIA TORRES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  FERNANDA MARINHO DE SOUSA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  SUSANA BEATRIZ RAMOS DOMINGUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6