Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Tecendo a escrita: por que e para quem escrevemos?
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 85
Período do Curso: 05/09/2020 a 30/11/2020
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário e colégios estaduais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Modalidade do Curso: A Distância Tipo do Curso: ATUALIZAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 30 Quantidade de Vagas: 60
Responsável pela Ação: SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
E-mail do Responsável: simonebcr@yahoo.com.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794997

Resumo

 

Tanto no Enem, quanto no Vestibular, a produção textual exige que o(a) locutor(a) ou produtor(a) do texto tenha conhecimentos sobre a natureza de diferentes gêneros escritos, com especial atenção a uma série de fatores que favorecem a construção do sentido do texto pelo(a) leitor(a) ou interlocutor(a). Desse modo, o presente curso visa discutir a produção textual de futuros(as) candidatos ao Enem e/ou Vestibulares do Paraná a partir da concepção teórica do gênero textual e discursivo, apresentando, ao mesmo tempo, propostas práticas de como aplicar atividades de preparação para a redação dos principais processos seletivos para as universidades do estado.


Programação


DATA

DESCRIÇÃO

HORA/AULA

05/09

Encontro Geral - SEED, Professores da Rede Estadual e formadoras

Reflexões Iniciais 

2

12/09

Do Vestibular ao ENEM 

2

14/09

Texto e Textualidade - Fatores pragmáticos da Textualidade(1)

2

21/09

Características da Textualidade (1) - Continuidade, Progressão e Informatividade

2

28/09

Gênero textual, estilo e autoria (Bakhtin); 

2

05/10

Planejamento e organização da escrita (delimitação do tema, organização das ideias e desenvolvimento do rascunho); 

2

19/10

Construção do parágrafo e coerência textual; 

2

26/10

Atividades práticas de revisão e aplicação (análise de redações em conjunto)

2

09/11

Norma culta

2

16/11

Argumentação

2

23/11

Coesão

2

30/11

Intervenção

2


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes


Externo:

Docentes dos colégios estaduais


Público Alvo Externo

Docentes dos colégios estaduais



Membros da Equipe

  FRANCISCA PAULA SOARES MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  ROSANE ANTONIA DE SOUZA FRONZA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  Magda Regina Pereira Burgath
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CINTHIA ITATI GABRIELA MINUZZO
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : PALESTRANTE
  LORENZO VITRAL
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  SOLANGE LABBONIA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6