Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Direito à Poesia - trocas de cartas literárias com pessoas em privação de liberdade no contexto da pandemia de COVID-19
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 60
Período de Realização: 21/10/2020 a 20/10/2021
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Penitenciária Estadual 2 (PEF2)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX-PIBEX 2020/2021)
Responsável pela Ação: CRISTIANE CHECCHIA
E-mail do Responsável: cristiane.checchia@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794986


Resumo

Este projeto de extensão consiste na realização de oficinas literárias de leitura e escrita com pessoas em privação de liberdade em instituições prisionais de Foz do Iguaçu. O projeto vinha sendo desenvolvido presencialmente na PEF II e na Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu (PFF-UP).

Cientes de que a atual conjuntura da pandemia de Covid-19 impede qualquer tipo de atividade presencial, nossa proposta é desenvolver o Direito à Poesia por meio de trocas de cartas literárias, fazendo circular poesias, contos, fragmentos que propiciem exercícios de escrita e descobertas literárias mesmo neste contexto difícil. Isso pode ser uma contribuição para enfrentar pontualmente a intensificação do isolamento que a Covid-19 impôs a todos nós e ainda mais às pessoas já privadas de liberdade. As cartas literárias se apresentam como uma via possível de construção de comunidade em tempos de isolamento físico.

Neste projeto pensamos a literatura no sentido de liberdade, da potencial ressignificação dos sujeitos diante de uma experiência nova com a linguagem, e como uma maneira de fugir dos padrões do que se entende por “estar na prisão” ou “estar na universidade”. Nos locais que têm sido desenvolvida, esta  experiência têm estimulado a formação de mediadores de leitura no ambiente prisional entre os/as participantes, multiplicando o potencial positivo da ação. Não menos importante, do ponto de vista acadêmico, este projeto viabiliza, por meio da pesquisa-ação, a formação de estudantes/pesquisadores e futuros profissionais da mediação cultural (no âmbito da leitura), engajados e sensíveis à dimensão humana e social do saber produzido na Universidade.


Públicos Alvo

Interno:

Pessoas em privação de liberdade na Penitenciária Estadual 2 (PEF2)


Externo:

Familiares que poderão ter acesso à publicação das produções literárias realizadas na oficina


Público Alvo Externo

Familiares que poderão ter acesso à publicação das produções literárias realizadas na oficina



Membros da Equipe

  MARIO RENE RODRIGUEZ TORRES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CRISTIANE CHECCHIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JHENIFER RODRIGUES DE ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

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