Em um contexto de avanço da doença, com mais de 5.640.000 casos novos e 352.789 mortes no mundo, até hoje (News Google 27 de maio de 2020 17:58h), a maioria dos países do mundo, tem adotado a quarentena e o isolamento como medida de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a necessidade de educar plenamente pacientes e familiares e a população em geral sobre a seriedade do COVID-19 e do papel de cada cidadão na prevenção da propagação da doença (OMS, 2020b). E assim que as barreiras sanitárias são ferramentas importantes de conscientização e vigilância epidêmica.
Foz do Iguaçu é uma cidade de médio porte, com 264.044 habitantes (IBGE, 2017), e que conta com diversos meios de mobilidade urbana. Um deles é o transporte coletivo urbano. O Terminal de Transporte Urbano do município (TTU – Pedro Antônio de Nadai) está situado próximo ao centro da cidade, de modo descentralizado quando contraposto à malha urbana existente. Atualmente, ele funciona com dois corredores de circulação de ônibus, infraestrutura de lojas, posto de informação turística e de segurança pública. ponto de interligação entre macrorregiões da cidade. Dados do Plano Mobi Foz comprovam que perto de 13.498.441 de usuários passam por ano no TTU constituindo se assim em um ponto estratégico para estas ações de prevenção e promoção a saúde
Neste sentido é que surge a proposta de implantação de uma barrera sanitária e posterior criação de uma Sala de atendimento básico no TTU, no qual se prevê oferecer atendimentos e orientações de medicina, saúde coletiva, serviço social e extender o convite para o curso de enfermagem sobre cuidados específicos desenvolvendo ações voltadas para a intervenção preventiva, de vigilância e de monitoramento epidemiológico, atuando ainda na parte assistencial e de tratamento visando diminuir a taxa de mortalidade nos grupos considerados de alto risco principalmente idosos, imunodeprimidos e portadores de algumas enfermidades crônicas (hipertensão, diabetes e obesidade), durante a pandemia do COVID-19,com esclarecimentos de dúvidas e informações individualizadas de acordo as demandas. Pretendemos que esta ação por ora devido a pandemia covid 19 seja mantida criando-se um cenário de praticas para alunos destes cursos.
PALAVRAS CHAVE barreira sanitária, prevenção, covid19, sala de atendimento
Populacao em geral da cidade, pessoas que utilizem o transporte urbano TTU
Populacao em geral da cidade, pessoas que utilizem o transporte urbano TTU