O projeto “COVID-19 EM DEFESA DA DIVERSIDADE,” surge em um momento ímpar na história da humanidade como uma das maiores crises enfrentadas pela sociedade. Apesar de o coronavírus afetar praticamente o mundo inteiro, os efeitos e processos de contenção da pandemia acabam sendo conduzidas e incidindo de formas diferentes em cada país e região, obtendo maior ou menor proteção do Estado conforme os governos e dimensões geográficas de cada população. Do mesmo modo, as condições de enfrentamento ao COVID-19 não é o mesmo para cada categoria de classe, raça e gênero.
Conforme as recomendações da OMS, o isolamento social é necessário até que se tenha uma vacina para o vírus, no entanto somente uma parcela da população possui condições de usufruir do direito de permanecer em casa neste período, para evitar a propagação da transmissão da doença. Em meio a isso, encontramos um quadro de vulnerabilidade no qual tem aumentado os índices de violência doméstica. E um panorama de sobrecargas de trabalho para mulheres que precisam seguir ou recriar suas rotinas, conciliar cuidados de si com a casa e o xs filhxs. Outros grupos também são atingidos de modo específico em meio a essa crise, portanto se faz necessário uma atenção para a saúde mental da comunidade LGBTQI+ e tomar conhecimento da situação das mulheres trans em época de COVID-19.
Além disso é necessário problematizar temas que surgem a respeito dos direitos humanos e migração em época de pandemia e principalmente analisar a conjuntura desse contexto limite e de incertezas sociais, econômicas, culturais e políticas que assolam a todxs. Pensando nisso, em contribuir com informações e reflexão sobre esses temas, que criamos esta web série de debates, com convidadxs especiais e que irá ao ar, todas as sextas-feira, ao vivo, às 17h, no instagram @redeencontrospeladiersidade.
Organização e Parcerias:
O projeto é coordenado pela Rede Encontros pela Diversidade e tem como parceiros entidades como Comitê de Equidade e Gênero Unila, Centro Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Conselho Regional de Psicologia, Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Seção Sindical da Andes - Unila, Adunioeste e Associação de Professores do Paraná - APP Foz, Conselho Municipal de Cultura, Centro de Direitos Humanos e Memória Popular- Foz, Pró-Reitoria de Extensão (UNILA).
24-04 Saúde mental e pandemia 01-05 Contexto politico e da COVID-19 08-05 As religiões em suas práticas durante o isolamento social do COVID 19 22-05 Violência contra as mulheres e violência doméstica e familiar em pandemia 29-05 saúde mental LGBTQI+ e Pandemia 05-06 A educação exclusiva em época de Pandemia 19-06 Mulheres trans na américa latina e caribe nos tempos de COVID-19 03-07 Aspectos sócios-culturais no contexto pós-pandemias 17-07 Homeoffice e cuidado com os(as) filhos(as), pandemia e produtividade. 31-07 Migração e Direitos Humanos em tempo de pandemia
comunidade academica em geral, taes, docentes, estudantes em quarentena
comunidade de foz do iguaçu, mulheres, imigrantes, lgbts, população negra, entidades que atuam emd efesa da diversidade
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6