O objetivo central deste projeto de Extensão é consolidar um Observatório temático voltado para a análise de conjuntura e o monitoramento do andamento das iniciativas de integração regional na América do Sul, nas esferas Política, Econômica, Sociocultural e Geopolítica, assim como a difusão de materiais acadêmicos e análises produzidas no meio científico ou jornalístico pertinentes a tais processos. Assim, espera-se contribuir para a divulgação das iniciativas e processos integracionistas inter-latino-americanas e sul-americanos. Pretende-se, neste processo, prover manutenção e alimentação do repositório de informações no site do observatório de modo a viabilizar pesquisas mais aprofundadas e especializadas, assim como propostas e alternativas para o avanço da integração regional que viabilizem o aprofundamento da integração para além das atuais crises conjunturais. Neste repositório concentram-se notícias, relatórios, artigos, livros, teses e materiais audiovisuais que abordam a temática da integração, de acesso público e gratuito, linguagem acessível ao grande público e voltado à educação e à popularização do conhecimento acadêmico, da ciência e da tecnologia, bem como promover minicursos e oficinas de formação para a comunidade acadêmica e externa. Considera-se que o processo de Integração Regional na América Latina Contemporânea é complexo e multifacetado, sendo muitas vezes pouco difundido e debatido, tanto no âmbito acadêmico como entre a sociedade. Para favorecer a difusão e divulgação dos processos envolvidos, é necessário considerar e reconhecer que a realidade latino-americana e sul-americana contemporânea envolve processos de cooperação e integração em múltiplas áreas, como, por exemplo, (I) no âmbito Político e Institucional, em que predomina a participação de Estados e atores Estatais; (II) na esfera Econômica, em que a integração envolve desde o aumento da interdependência comercial, até a estandardização de políticas macroeconômicas e a integração produtiva; (III) no campo da integração sociocultural, que envolve atores estatais e não estatais, desde programas de cooperação educacional e acadêmica, até a atuação de movimentos sociais e da sociedade civil organizada; (IV) no nível geopolítico inclui desde a integração securitária e a construção de uma política de defesa regional comum; até a construção de infraestrutura integrada de energia, transportes e comunicações, que aparecem como componentes fundamentais para sustentar outras formas de integração, na medida em que viabilizam a circulação de pessoas, informações, serviços e produtos. Embora esses processos possam ser reconhecidos predominantemente como fenômenos de longa duração, sofrem grande influência das constantes transformações estruturais das relações internacionais, das crises (globais e locais) e das mudanças de conjuntura nos campos da política, economia e geopolítica, como as recentes crises políticas e sociais na América Latina.
Discentes, servidores técnicos e docentes da UNILA
Moradores de Foz do Iguaçu e região. Acadêmicos, estudantes (ensino médio, técnico e superior), professores (de ensino médio, técnico e superior), jornalistas, pesquisadores e demais interessados na temática da Integração Regional. Qualquer outro público com acesso à internet e redes sociais.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6