Neste projeto proporcionamos uma introdução à filosofia, em especial, através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e das práticas com vistas a despertar a curiosidade epistemológica e a apropriação de conhecimentos significativos para a criança. A justificativa que embasa o projeto refere-se principalmente ao limitado conhecimento acerca da filosofia que é proporcionado aos alunos do ensino público municipal, bem como sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Consideramos a introdução à Filosofia Pré-Socrática um importante elemento na formação das crianças justamente pelo fato de que, por estar na raiz da história da Filosofia, conjuga interdisciplinarmente todas as áreas do conhecimento a saber: matemática, ciências naturais, música, linguagem, artes e filosofia.
Os principais objetivos são estimular: 1) leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3) a compreensão do conhecimento científico e sua importância, 4) as descobertas científicas bem como pequenos experimentos por meio da observação da natureza. As metodologias empregadas são atividades lúdicas na escola municipal Irio Manganelli; Como público direto alcançamos cerca de 60 pessoas, e indireto de 300 pessoas, entre alunos e potenciais alunos de alunos da licenciatura em filosofia da UNILA que participam do projeto. Os agentes envolvidos são docentes e discentes da escola municipal Irio Manganelli, pais e comunidade, três professores e os alunos da UNILA.
O projeto possui 3 sub-projetos, a saber :
1) Correspondência entre alunos da escola municipal e os alunos da UNILA com temas filosóficos
(para a melhoria da leitura e da escrita)
2) Formação de docentes da escola municipal em filosofia pré-socrática.
(contribuir com a formação continuada dos docentes da escola municipal)
3) Atividades didáticas pedagígicas dos alunos da licenciatura em filosofia da UNILA na escola municipal Irio Manganelli.
Estimular a curiosidade epistemológica; Dinamizar a compreensão e a produção do conhecimento de modo não disciplinar; Experimentar descobertas científicas por meio da observação da natureza e discussões filosóficas; Aprofundar o conhecimento sobre a organização do tempo e orientação geográfica; Contribuir para a formação de futuros professores da licenciatura em filosofia da UNILA.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia Pré-Socrática, Ensino Fundamental I, Leitura e Escrita, Ciências da Natureza.
Estudantes do curso de licenciatura da UNILA e docentes
Alunos de uma salas da escola municipal Irio Manganelli e Docentes interessados na formação em filosofia pré-socrática para ensino interdisciplinar para as séries iniciais.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6