Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: AÇÃO DOCENTE: APLICANDO A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO E A SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL NA ANÁLISE DE (RE)CONTOS
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 10
Período de Realização: 01/05/2020 a 15/12/2020
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário, escolas municipais e/ou colégios estaduais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Responsável pela Ação: SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
E-mail do Responsável: simone.ribeiro@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794923


Resumo

O presente projeto, por meio da Análise Dialógica do Discurso e da Sociolinguística Educacional, procura suscitar uma reflexão teórica com os integrantes da ação sobre a pedagogia da variação linguística e a discursividade enunciativa, tendo como base Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009; entre outros, no que diz respeito à vertente Sociolinguística, como também Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2006) e alguns de seus explicadores, como Machado (2008); Rodrigues (2005) e Marcuschi (2005, 2007), sobre o gênero discursivo, o julgamento de valor, a entoação, os interlocutores, entre outros, para aplicá-los à leitura e à análise de produções escritas desenvolvidas por estudantes em aulas de Língua Portuguesa e/ou Produção Textual. Para tanto, serão planejadas atividades que envolvam o conto clássico “era uma vez...” (Costa, 2008) e a elaboração de um (re)conto (Marassi, 2011; Francisco, 2012) para serem executadas em parceria com professores de instituições educativas. Ao definir como prática de produção escrita para análise o (re)conto, parte-se do pressuposto de que a relação entre ler e contar histórias ficcionais ou reais “constitui uma experiência humana fundamental para sentir-se parte de um grupo, de uma cultura e ter identidade própria”. (SÃO PAULO, 2010, p.7). E o escritor, ao valer-se dessa prática de narrar um conto e de recontá-lo, se posiciona como sujeito atuante na sociedade, expõe seus pontos de vista – mesmo que influenciado pela cultura que o envolve e torna-se um produtor de cultura. Deste modo, ao (re)contar, o sujeito escritor poderá envolver em sua produção aspectos de seu entorno e por ele vivenciados, trazendo informações tanto linguísticas como extralinguísticas à prática pedagógica docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Educacional; Análise Dialógica do Discurso; Gênero discursivo; (Re)conto; Ação docente.


Públicos Alvo

Interno:

discentes


Externo:

Docentes


Público Alvo Externo

Docentes



Membros da Equipe

  SIMONE BEATRIZ CORDEIRO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CINTHIA ITATI GABRIELA MINUZZO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  THAINA DE SANTANA ALENCAR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANDRES MAURICIO GARCIA TORRES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CATIANE DA COSTA REAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6