O presente projeto, por meio da Análise Dialógica do Discurso e da Sociolinguística Educacional, procura suscitar uma reflexão teórica com os integrantes da ação sobre a pedagogia da variação linguística e a discursividade enunciativa, tendo como base Bortoni-Ricardo 2003, 2004, 2005; Zilles e Faraco 2015; Faraco 2007; Cyranka 2007; Correa 2007, 2009; entre outros, no que diz respeito à vertente Sociolinguística, como também Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2006) e alguns de seus explicadores, como Machado (2008); Rodrigues (2005) e Marcuschi (2005, 2007), sobre o gênero discursivo, o julgamento de valor, a entoação, os interlocutores, entre outros, para aplicá-los à leitura e à análise de produções escritas desenvolvidas por estudantes em aulas de Língua Portuguesa e/ou Produção Textual. Para tanto, serão planejadas atividades que envolvam o conto clássico “era uma vez...” (Costa, 2008) e a elaboração de um (re)conto (Marassi, 2011; Francisco, 2012) para serem executadas em parceria com professores de instituições educativas. Ao definir como prática de produção escrita para análise o (re)conto, parte-se do pressuposto de que a relação entre ler e contar histórias ficcionais ou reais “constitui uma experiência humana fundamental para sentir-se parte de um grupo, de uma cultura e ter identidade própria”. (SÃO PAULO, 2010, p.7). E o escritor, ao valer-se dessa prática de narrar um conto e de recontá-lo, se posiciona como sujeito atuante na sociedade, expõe seus pontos de vista – mesmo que influenciado pela cultura que o envolve e torna-se um produtor de cultura. Deste modo, ao (re)contar, o sujeito escritor poderá envolver em sua produção aspectos de seu entorno e por ele vivenciados, trazendo informações tanto linguísticas como extralinguísticas à prática pedagógica docente.
PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística Educacional; Análise Dialógica do Discurso; Gênero discursivo; (Re)conto; Ação docente.
discentes
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