Este projeto pretende fazer inserções em escolas públicas de Foz do Iguaçu atuando em três frentes:
A primeira constitui na inserção de práticas experimentais de Ciências, Química, Física ou Biologia na vida acadêmica dos docentes e discentes do Ensino Fundamental ou Médio, do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) ou em Química da UNILA. Nessa frente, o projeto pretende, otimizar os espaços das escolas, propor práticas de laboratório aos professores e alunos, nas diferentes áreas do conhecimento, e dar suporte aos professores durante suas aulas propondo, inclusive, metodologias apropriadas. Os experimentos nestas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações que são feitas, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Para os experimentos serão utilizados materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos para os alunos, professores e para o meio ambiente. No desenvolvimento do projeto serão utilizadas, também, novas tecnologias em informática para a disseminação de informação, como o aplicativo Padlet, ou a utilização de jogos lúdicos, durante as intervenções.
A segunda frente de trabalho será construção de um biodigestor piloto nas dependências da escola. Será utilizado como matéria prima do biodigestor os resíduos da cozinha da escola e aqueles produzidos pela comunidade. Essa etapa do projeto terá a participação do professor do ILATIT, Ricardo Morel Hartmann, que será responsável pela coordenação da montagem do biodigestor. Essa atividade pretende construir, junto à comunidade acadêmica, conhecimentos sobre operações unitárias, química e biologia.
Por fim, este projeto pretende trabalhar para a organização da primeira Feira de Ciências na Escola, visando divulgar e promover o conhecimento adquirido durante parte do período do projeto e utilizando metodologia científica. A divulgação de trabalhos valoriza os indivíduos e funciona como um convite à inclusão de outros nas comunidades científicas.
Discente da UNILA
Professores e alunos da rede pública de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6