Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Ciência e Tecnologia nos Espaços de Aprendizagem Formal
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 0 Público Estimado: 102
Período de Realização: 01/05/2020 a 15/12/2020
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Responsável pela Ação: MÁRCIA REGINA BECKER
E-mail do Responsável: marcia.becker@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794906


Resumo

Este projeto pretende fazer inserções em escolas públicas de Foz do Iguaçu atuando em três frentes: 

A primeira constitui na inserção de práticas experimentais de Ciências, Química, Física ou Biologia na vida acadêmica dos docentes e discentes do Ensino Fundamental ou Médio, do Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) ou em Química da UNILA. Nessa frente, o projeto pretende, otimizar os espaços das escolas, propor práticas de laboratório aos professores e alunos, nas diferentes áreas do conhecimento, e dar suporte aos professores durante suas aulas propondo, inclusive, metodologias apropriadas. Os experimentos nestas áreas podem servir para gerar hipóteses, estimular o senso crítico a partir de observações que são feitas, estimular o caráter científico, tornar as aulas mais dinâmicas e buscar soluções para problemas. Para os experimentos serão utilizados materiais baratos, de fácil acesso e que não ofereçam riscos para os alunos, professores e para o meio ambiente. No desenvolvimento do projeto serão utilizadas, também, novas tecnologias em informática para a disseminação de informação, como o aplicativo Padlet, ou a utilização de jogos lúdicos, durante as intervenções.

A segunda frente de trabalho será construção de um biodigestor piloto nas dependências da escola. Será utilizado como matéria prima do biodigestor os resíduos da cozinha da escola e aqueles produzidos pela comunidade. Essa etapa do projeto terá a participação do professor do ILATIT, Ricardo Morel Hartmann, que será responsável pela coordenação da montagem do biodigestor. Essa atividade pretende construir, junto à comunidade acadêmica, conhecimentos sobre operações unitárias, química e biologia.

Por fim, este projeto pretende trabalhar para a organização da primeira Feira de Ciências na Escola, visando divulgar e promover o conhecimento adquirido durante parte do período do projeto e utilizando metodologia científica. A divulgação de trabalhos valoriza os indivíduos e funciona como um convite à inclusão de outros nas comunidades científicas.


Públicos Alvo

Interno:

Discente da UNILA


Externo:

Professores e alunos da rede pública de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Professores e alunos da rede pública de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  RICARDO MOREL HARTMANN
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARCIA REGINA BECKER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ELIS CLAUDIA ALMEIDA DE JESUS PADILHA
Categoria: EXTERNO
Função : ORIENTADOR



Lista de Fotos

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