Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: “Vivendo livros: construindo uma biblioteca com a comunidade”
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 3020
Período de Realização: 07/04/2020 a 31/12/2020
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Estação Cultural Vila C, o Colégio Estadual Paulo Freire, CMEI Flor de Lis e Escola Municipal Padre Luigi Salvucci
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Responsável pela Ação: MARIANA CORTEZ
E-mail do Responsável: mariana.cortez@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794887


Resumo

 

O objeto do projeto de extensão Vivendo livros: construindo uma biblioteca com a comunidade visa buscar parcerias para estabelecer uma conexão orgânica entre a comunidade da Vila C e sua Estação de Cultural (Fundação Cultural), em Foz do Iguaçu, Paraná, de modo a construir um espaço cultural que receba a intervenção respeitosa e ética dos membros da comunidade e de representantes do poder municipal e da universidade. O intuito é idealizar, propor e executar o gerenciamento de uma biblioteca em sentido amplo, isto é, como equipamento cultural, almejando intensificar e desenvolver as possibilidades de práticas de mediação cultural compartilhadas. A Biblioteca para infância e juventude iguaçuense (BIJI) funcionará na Estação Cultural da Vila C e será executada sob a condução de atores sociais que representam a comunidade (moradores, associações comunitárias e instituições educativas dos bairros da região norte) e ainda congregando o poder público municipal e suas instâncias de cultura, a Fundação Cultural e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, hoje sediada em bairro vizinho. Entende-se que, dessa comunhão para o trabalho, o espaço será consolidado com um sentimento de pertencimento ao território comunitário. Esse esforço, como hipótese, pode gerar o sentido do cuidado com um equipamento público para todos e assim a garantir o seu pleno funcionamento. 

Além disso, como é o intuito dos projetos de extensão e particularmente da área prioritária deste edital, a saber, a melhoria do ensino superior, a proposta, que ora se apresenta, pretende estimular a formação de profissionais capacitados, incrementando a prática profissional de recém-formados e promover a formação acadêmica de estudantes de graduação voltados para a resolução de problemas/situações sociais, despertando o compromisso social dos estudantes e recém-formados, já que eles serão atores partícipes nas etapas/metas do desenvolvimento das ações.


Públicos Alvo

Interno:

discentes, docentes e técnicos


Externo:

Comunidade da Vila C e bairros adjacentes


Público Alvo Externo

Comunidade da Vila C e bairros adjacentes



Membros da Equipe

  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MICHELE DE OLIVEIRA JIMENEZ
Categoria: SERVIDOR
Função : COLABORADOR(A)

  JULIETA CUEVAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  CAROLINE PAES LANDIM FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  IVONETE BORNE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  VIVIANA TALIA APRIGIO AMARO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ALDO FEREN CANALES COELLO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JULIETA CUEVAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6