Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

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Ação de Extensão
Título: Curso de extensão em histórias e culturas indígenas
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 60
Período do Curso: 06/07/2020 a 25/07/2020
Área Principal: 3 - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Luziânia - GO
Foz do Iguaçu - PR
Brasília - DF
Espaços de Realização: Centro de Formação Vicente Canhas
Laboratório de História Indígena (Unila JU sala 302)
Secretariado Nacional do Conselho Indigenista Missionário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: APERFEIÇOAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 180 Quantidade de Vagas: 70
Responsável pela Ação: CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI
E-mail do Responsável: clovisbrighenti@hotmail.com
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794858

Resumo

Trata-se de um curso de extensão em histórias e culturas indígenas direcionado à membros de movimentos e pastorais sociais, professores, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal) e líderes indígenas com a finalidade de formar multiplicadores qualificados para a abordagem da temática histórias e culturas dos Povos Indígenas, visando contribuir para a efetivação da Lei 11.645/2008 e  a criação de novas relações com os povos indígenas a partir do campo de atuação de cada cursista. O curso foi concebido a partir de uma demanda apresentada pelo Conselho Indigenista Missionário – (Cimi), órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que dará o apoio logístico para o mesmo. Trata-se da quinta edição do curso. Fizemos uma primeira edição em 2016, uma segunda em 2017, terceira em 2018 e a quarta em 2019 todas com avaliações bastantes positivas, com mais de 160 pessoas que concluíram o curso. A cada edição novas adequações e ajustes as demandas apresentadas, porém mantendo o mesmo objetivo e metodologia. Para essa quinta edição faremos pequenas adequações. A etapa presencial será realizada de 06 a 25 de julho de 2020 no Centro de Formação Vicente Cañas, pertencente ao Cimi com vagas para 50 cursistas.


Programação

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

06 a 25 DE JULHO DE 2020

Componente curricular

C/h

Datas

Ementa

Professor responsável

Introdução

04h

 

08/07 - manhã

Introdução à educação para a diversidade; Apresentação do curso, professores e estudantes.

Introdução à conceitos

Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti e Cleber Buzatto

História e Resistência Indígena

28h

 

08/07 – tarde a 11/07

História dos povos indígenas no Brasil a partir da perspectiva e das ações dos povos indígenas

Prof. Dr. Clovis Brighenti

Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais

24h

 

12 a 14/07

A sociodiversidade indígena no Brasil; Territorialidade e povos indígenas – dados gerais sobre a demografia indígena. Colonialidade do saber e descolonialidade.

Prof. Dr. Saulo Feitosa

Folga

 

15/07

 

 

Direitos indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas

 

24h

 

16 a 18/07

O Estatuto do Índio e a legislação anterior à Constituição de 1988. Políticas indigenistas – paradigmas integracionista e do pluralismo étnico e cultural. A Constituição de 1988. Legislação infraconstitucional e direitos atuais dos povos indígenas no Brasil. Legislação Internacional – direito à consulta prévia e informada, gestão democrática e participativa – Convenção 169/OIT. Declarações da ONU.

Prof. Dra. Rosane Lacerda

Os projetos de Bem viver como crítica radical ao Capitalismo

16h

 

19 a 20/07

O bem viver como paradigma que emergiu das Constituições da Bolívia e do Equador num intuito amplo de descolonização. O “bem viver” como um processo histórico e permanente de transformação do Estado do Bem-Estar para um Estado do Bem Viver.

Prof. Dr. Paulo Suess

Antropologia Indígena. Marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural

 

24h

 

21 a 23/07

Antropologia e seus conceitos: diversidade, etnocentrismo, relativismo cultural, parentesco, cosmologias, pensamento ameríndio, teorias de identidade.Conceitos de Cultura – dinâmicas sociais em contexto de relações interétnicas. Poder e desigualdade – assimetria nas relações interétnicas. Concepções e práticas socioculturais dos povos indígenas – processos próprios de aprendizagem; a oralidade como recursos de transmissão, produção / reprodução cultural – memória oral; organização social e práticas socioculturais.

Dra. Adriana Huber Azevedo

 

Folga

 

24/07

 

 

Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo Indígena

16h

 

25 e 26/07

Movimentos Indígena e Indigenista – lutas dos povos indígenas na defesa dos seus direitos.

Cleber Buzatto

Orientação metodológica do ensino da História indígena

4h

 

27/07

Orientações gerais e avaliação

Prof. Dr. Clovis Antonio Brighenti

Elaboração Artigo – não presencial

40h

 

Construção, pelos alunos, de Projetos Pedagógico ou Artigo sobre os conteúdos do curso contemplado diferentes contextos.

Sob orientação dos professores

TOTAL

180h

 

 

 

 

 


Públicos Alvo

Interno:

Professores, acadêmicos e servidores técnicos


Externo:

Membros de movimentos e pastorais sociais, professores de Educação Básica, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal) e líderes indígenas


Público Alvo Externo

Membros de movimentos e pastorais sociais, professores de Educação Básica, pedagogos, diretores de escola, (municipal, estadual e federal) e líderes indígenas



Membros da Equipe

  CLEBER BUZATTO
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARLINE DASSOLER
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  OSMARINA DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)
  MAIRA CRISTINA CHENA DE ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  SAULO FERREIRA FEITOSA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE

  ROSANE LACERDA
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  ADRIANA HUBER AZEVEDO
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE
  PAULO SUESS
Categoria: EXTERNO
Função : PALESTRANTE



Lista de Fotos

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