Este projeto visa oferecer aos alunos e servidores da UNILA e à comunidade da tríplice fronteira um método complementar às aulas de línguas tradicionais para o aprendizado de espanhol e português. Assim, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face-a-face entre servidores e alunos da universidade com interessados da comunidade externa, vivendo na tríplice fronteira, onde metade dos participantes é falante de espanhol e a outra metade de português. Para a formação de nossos discentes, esperamos contribuir com a oferta de um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo no aprendizado de línguas. Tal ação segue com o objetivo múltiplo de: a) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre os professores envolvidos; b) oferecer aos servidores e alunos de nossa universidade um espaço para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana(UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina. Além disso, considerando as atuais demandas e dados coletados no período de 2019, nessa edição do projeto incluímos os seguintes objetivos:c)contribuir para o desenvolvimento de práticas de acolhimento linguístico e integração social de indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário; d) fortalecer a rede de diálogo entre mulheres-mães de nossa Universidade e seus filhos e filhas. Como resultado, ambicionamos a formação de aprendizes de línguas autônomos e conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem. Destacamos também que os encontros de tandem serão monitorados pelos acadêmicos de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras que também participarão da confecção e execução de atividades guiadas com os aprendizes. Além disso, esse projeto continua sendo como experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta alternativa/complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade. Para nosso público, reiteramos, o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social, assim, acreditamos que o desenvolvimento do aprendizado em autonomia contribuirá para o desenvolvimento social, profissional, cultural e linguístico de nossa comunidade.
Palavras-chave: Tandem; Acolhimento; Bilinguismo; Português LE; Espanhol LE
Discentes, docentes e servidores técnico-administrativos
Acadêmicos da UNIOESTE; Docentes de Escolas Municipais/Estaduais e comunidade da Tríplice Fronteira
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