Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Entendendo os fenômenos da natureza: elaboração de materiais paradidáticos voltados a educação inclusiva. (parte 2)
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 24
Período de Realização: 07/04/2020 a 31/12/2020
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Cristian Eduardo Hack Cardoso
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Responsável pela Ação: MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
E-mail do Responsável: marcia.scheer@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794849


Resumo

A presente versão do projeto de extensão "Entendendo os fenômenos da natureza: materiais paradidáticos voltados à educação inclusiva (parte2)" tem como objetivo desmistificar, de forma lúdica, com atividades interativas os fenômenos da natureza para alunos especiais, ou seja, que apresentam deficiência física e/ou mental, abrangendo crianças e adolescentes dentro do transtorno do espectro autista – TEA, que frequentam espaços terapêuticos e\ou escolas municipais do Ensino Fundamental I no município de Foz do Iguaçu, PR. Iniciaremos com atividades na Escola Cristian Eduardo Hack Cardoso, Foz do Iguaçu.  Serão elaborados modelos didáticos para demonstração de fenômenos da natureza como a formação de um arco-íris com bolhas de sabão e gotas de água, luz e calor provenientes do Sol, chuva, vento, dia e noite, Sol e Lua, árvores, tipos de sombras (cores, formas e tamanhos), entre outros. Os modelos gerados pelo projeto propiciarão um melhor entendimento dos fenômenos da natureza ocorridos no planeta Terra, por meio da observação, da experimentação, de atividades lúdicas e possibilitando trabalhar conceitos geográficos e astronômicos de forma concreta e interdisciplinar, gerando encantamento e estímulos para o aprendizado, contemplação e reflexão sobre os fenômenos da natureza. O projeto conta com a parceria da SOMARE – Espaço Terapêutico e Educacional em Foz do Iguaçu. Espera-se que os alunos bolsistas e voluntários de graduação em Geografia e áreas afins ganhem experiência inicial para o trabalho futuro nesta área, que é tão carente de profissionais especializados. E por outro lado, que os alunos especiais, neste momento, tenham melhor entendimento sobre os fenômenos que estão presentes no cotidiano, e os professores e terapeutas possam também aprimorar uma nova abordagem de ensino e aprendizagem sobre o tema, assim como despertar o interesse em avaliar e observar o aprendizado dos alunos com suas diferenças e necessidades individuais por meio de métodos, técnicas educacionais, estratégias, programas e alternativas metodológicas específicas.


Públicos Alvo

Interno:

alunos de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado)


Externo:

alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu da escola Cristian Eduardo Hack Cardoso, Foz do Iguaçu.


Público Alvo Externo

alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu da escola Cristian Eduardo Hack Cardoso, Foz do Iguaçu.



Membros da Equipe

  MARCIA APARECIDA PROCOPIO DA SILVA SCHEER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANDRESSA SCHMIEDEL SANCHES SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ANDRIANE SCHMIEDEL FUCKS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  MAYARA CRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ANA CLARISSA STEFANELLO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6