Com a evolução científica das últimas décadas, grande parte dos agravos em saúde, ainda que de origem multifatorial, apresentam seus determinantes identificados. No entanto, há reconhecida dificuldade, por parte dos gestores de saúde, em mobilizar a população para se evitar tais agravos. Como exemplo, pode-se citar a endemia de dengue, que ocorre nos meses de verão, apesar da informação a respeito das medidas de prevenção associadas ao menor risco da doença encontrar-se disseminada. Este cenário aponta uma reduzida efetividade em gerar uma mudança de comportamento, ou seja, uma ineficiência no processo de educação em saúde.
Neste projeto de extensão, vinculado a componentes curriculares, estudantes de graduação produzirão materiais e ações para educação em saúde, a partir das necessidades elencadas em conjunto com profissionais de saúde envolvidos com o Controle de Zoonoses, Programa Saúde na Escola e Atenção Básica. Este projeto será realizado nas seguintes etapas:
Primeira etapa: avaliação dos materiais de educação em saúde e apontamento de necessidades e oportunidades.
Os integrantes do projeto se reunirão com representantes do Centro de Controle de Zoonoses, Programa Saúde na Escola e Atenção Básica para discutir as lacunas existentes entre os serviços de saúde e a comunidade, no que se refere à comunicação em saúde. Conjuntamente, serão selecionadas, preliminarmente, ações de educação em saúde potencialmente mais efetivas.
Segunda etapa: seleção das ações a serem implementadas.
Será feita uma reunião entre os integrantes do projeto de pesquisa para seleção de até 4 ações de extensão a serem desenvolvidas. Para esta seleção serão consideradas: viabilidade, adequação ao contexto de aplicação, pertinência/relevância ao local de aplicação.
Terceira etapa: confecção dos materiais de comunicação
Serão confeccionados materiais de comunicação e planejamento das ações a serem realizadas. Os materiais serão apreciados pelos profissionais de saúde e adequados conforme discussão.
Quarta etapa: aplicação das ações
Serão desenvolvidas as ações nos locais selecionados.
Quinta etapa: devolutiva
Serão realizadas reuniões com os responsáveis pelos locais onde foram realizadas as ações, e também com os profissionais de saúde. Serão apontados os êxitos e dificuldades encontrados, deixando no relato as indicações para ações futuras.
Discentes do curso
População em geral
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6