Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de formação para aplicadores do Exame Oral Celpe-Bras
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 22
Período do Curso: 01/05/2020 a 15/12/2020
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 12 Quantidade de Vagas: 24
Responsável pela Ação: FRANCIELE MARIA MARTINY
E-mail do Responsável: franciele.martiny@unula.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794815

Resumo

Esta proposta contempla uma ação de extensão voltada à formação de aplicadores da parte oral do exame para obtenção de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que é aplicado no Brasil e em outros países visando fornecer o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira (PLE). A Unila, sendo um posto aplicador, aplica o exame em duas edições anuais e, para isso, docentes e discentes da área de Letras participam do processo, sendo que a avaliação da prova oral é feita na própria instituição durante a realização das interações. Assim, a proficiência oral do candidato é avaliada a partir do seu desempenho em uma interação face a face, incluindo práticas de uso da Língua Portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir nesta língua, levando em consideração a compreensão da fala, a competência para interagir, a fluência, a pronúncia, o domínio de vocabulário e de estruturas linguísticas. Nesse sentido, um curso de formação para os avaliadores-interlocutores (AI) e avaliadores observadores (AO) que atuam diretamente na prova, focalizando aspectos em torno da condução do exame, é de relevância para a preparação e o bom desenvolvimento da ação, auxiliando, ao mesmo tempo, na preparação e formação docente de estudantes de LEPLE- Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, da Unila, a partir do efeito retroativo do exame para o ensino e aprendizagem de PLE.


Programação

Edição 2020.1

Mês de junho, possivelmente aos sábados (ainda não houve a definição da data de aplicação do exame, assim que houver, serão definidas as datas do curso)

 

Edição 2020.2

Mês de outubro, possivelmente aos sábados (ainda não houve a definição da data de aplicação do exame, assim que houver, serão definidas as datas do curso)


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e professores do curso de LEPLE


Externo:

Docentes externos, pesquisadores


Público Alvo Externo

Docentes externos, pesquisadores



Membros da Equipe

  BRUNA OTANI RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MILENA DO CARMO LIMA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  NATHÁLIA NUNES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  JULIA PEREIRA MATIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LAURA MARCIA LUIZA FERREIRA
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE DE OFICINA



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6