A ação de extensão Universidade Popular Paulo Freire: o ABC da Educação Popular busca contribuir para a ampliação de oportunidades de acesso a práticas significativas de leitura e escrita voltadas para pessoas historicamente excluídas de espaços formais de ensino, majoritariamente trabalhadoras e em condição de vulnerabilidade social. A partir da experiência da ação de extensão “Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos”, desenvolvida ao longo do ano de 2018, e da ação de extensão “Universidade Popular Paulo Freire”, realizada em 2019, pretende-se revisar, aprimorar e sistematizar o material produzido e utilizado na condução das 38 vivências dessas duas ações extensionistas. Esse conjunto de atividades, antes de sua edição e publicação em formato digital, será validado pelos(as) alfabetizandos(as) da Ocupação Bubas e por jovens e adultos participantes do curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores (FIC) – Defensor(a) Popular, proposto pelo Instituto Federal do Paraná – campus Foz do Iguaçu, em parceria com a UNILA, a Defensoria Pública do Paraná e a Fundação Nosso Lar (ANEXO A), a fim de que, na sequência, possa ser utilizado por outros(as) educadores(as) populares, em espaços sociais diversos, bem como por docentes de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede oficial de ensino. Para sua divulgação, prevê-se a criação de um blog e a oferta de uma oficina de socialização do material didático elaborado para alfabetização e letramento de jovens e adultos, a ser realizado na UNILA, com ampla divulgação junto aos(às) docentes da Educação Básica, educadores(as) populares e demais interessados(as) na modalidade de EJA. Com destaque para a obra de Paulo Freire e demais teóricos da Educação popular, sem desconsiderar estudos linguísticos e literários atuais, o material didático a ser elaborado valorizará o diálogo entre as pessoas como eixo fundante, bem como suas histórias de vida e seus saberes, a fim de favorecer a apropriação do código escrito em situações de uso. Espera-se que, alimentando a esperança freireana de transformação subjetiva e objetiva de suas condições de vida, os(as) educandos(as), para além da alfabetização e do impacto sobre seu nível de letramento, compartilhem/ampliem sua visão de mundo e projetem ações de melhoria de sua comunidade, pelo desenvolvimento de sua autonomia e do protagonismo da/na comunidade, para a solução de problemas que os(as) afetam direta e/ou indiretamente.
Docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação interessados na alfabetização de jovens e adultos.
Educadores(as) envolvidos e/ou interessados na alfabetização e no letramento de jovens e adultos em condição de analfabetismo e de vulnerabilidade social.
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