O projeto de pesquisa idealizado destina-se a se aprofundar em temas destinados a geografia escolar, mais precisamente em explorarconcepções teóricas e metodológicas no processo de ensino aprendizagem, em três grandes dimensões: as noções espaciais vividas, percebidase concebidas com uso largo da cartografia, para compreensão da relação sociedade x natureza (PIAGET; INHELDER, 1993; PIAGET, 2005;RUDNICK; SOUZA, 2010; CASTELLAR; VILHENA, 2010; GUERRERO, 2012).Busca-se oportunizar a graduanda e professores envolvidos meios para instrumentalizar em materiais e sequências didáticas as noções espaciaiselementares de localização, confecção cartográfica básica da superfície terrestre, bem como a utilização de mapas e cartas temáticas, comoinstrumentos de leitura e compreensão da realidade utilizando meios digitais mais acessíveis.Temas como lateralidade, atividade motora, topografia corporal e construção do esquema corporal (CASTELLAR, 2005) são fundamentais para aconstrução da intuição espacial e concepção do espaço.Compreendido estas premissas, as atividades a serem propostas permitirá o desenvolvimento de representações, sobretudo cartográficas emtermos de recursos didáticos, que possam ser aprofundadas e exploradas desde os anos iniciais do ensino fundamental. Propõe-se um trabalhode pesquisa interdisciplinar, a fim de diminuir o distanciamento entre as atividades formais da escola e aquelas vividas pelos alunos (as) em seucotidiano, dentro de uma perspectiva geográfica e, sobretudo cartográfica.
Orientanda de graduação
Professores e discentes de escolas públicas e privadas
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