Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Práticas de Geocodificação e mapeamento em cartografia (escolar)
Ano: 2020 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 151
Período de Realização: 01/05/2020 a 15/12/2020
Área Principal: 7 - TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
COORDENADORIA DE EXTENSÃO / COEX
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Estadual Gustavo Dobrandino da Silva, Laboratórios Didáticos.
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 38/2019 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista 2020)
Responsável pela Ação: DIEGO MORAES FLORES
E-mail do Responsável: diego.flores@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794763


Resumo

O projeto de pesquisa idealizado destina-se a se aprofundar em temas destinados a geografia escolar, mais precisamente em explorar
concepções teóricas e metodológicas no processo de ensino aprendizagem, em três grandes dimensões: as noções espaciais vividas, percebidas
e concebidas com uso largo da cartografia, para compreensão da relação sociedade x natureza (PIAGET; INHELDER, 1993; PIAGET, 2005;
RUDNICK; SOUZA, 2010; CASTELLAR; VILHENA, 2010; GUERRERO, 2012).
Busca-se oportunizar a graduanda e professores envolvidos meios para instrumentalizar em materiais e sequências didáticas as noções espaciais
elementares de localização, confecção cartográfica básica da superfície terrestre, bem como a utilização de mapas e cartas temáticas, como
instrumentos de leitura e compreensão da realidade utilizando meios digitais mais acessíveis.
Temas como lateralidade, atividade motora, topografia corporal e construção do esquema corporal (CASTELLAR, 2005) são fundamentais para a
construção da intuição espacial e concepção do espaço.
Compreendido estas premissas, as atividades a serem propostas permitirá o desenvolvimento de representações, sobretudo cartográficas em
termos de recursos didáticos, que possam ser aprofundadas e exploradas desde os anos iniciais do ensino fundamental. Propõe-se um trabalho
de pesquisa interdisciplinar, a fim de diminuir o distanciamento entre as atividades formais da escola e aquelas vividas pelos alunos (as) em seu
cotidiano, dentro de uma perspectiva geográfica e, sobretudo cartográfica.


Públicos Alvo

Interno:

Orientanda de graduação


Externo:

Professores e discentes de escolas públicas e privadas


Público Alvo Externo

Professores e discentes de escolas públicas e privadas



Membros da Equipe

  DIEGO MORAES FLORES
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  RICARDO MOREL HARTMANN
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  BRUNA GABRIELE SILVA BORGES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  BRUNA GABRIELE SILVA BORGES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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