|
Formação teórico-conceitual
|
Formação prática
|
Encontro I -Abertura
|
Apresentação da equipe.
Apresentação da proposta do projeto.
Dinâmica inicial: “Autoconhecimento” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 177-179).
|
Encontro I – Parte II
|
Objetivo: Introduzir conceitos essenciais ao gerenciamento de projetos sociais.
Procedimentos: Elaboração de uma “Árvore de Desafios e das Soluções” em grupos. Nesta atividade, os participantes terão a oportunidade de realizar um diagnóstico de uma determinada realidade, pensar suas causas e efeitos e discutir possíveis soluções. Em seguida, haverá uma breve exposição dialogada com a utilização de slides sobre os conceitos essenciais no gerenciamento de projetos sociais, relacionando-os à atividade.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais profissionais: trabalho em equipe.
Procedimentos: Realizar a dinâmica “Resolvendo problemas pessoais” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 201-206).
|
Encontro II
|
Objetivo: Apresentar a metodologia de gestão de projetos sociais. Discutir o planejamento e fases de projetos sociais.
Procedimentos: Exibição de vídeo e debate com os conteúdos apresentados.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais de defesa de direitos: assertividade.
Procedimentos: Realização da dinâmica “Praticando respostas assertivas” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 234-237).
|
Encontro III
|
Objetivo: Apresentar os comportamentos característicos do adolescente e suas dificuldades. Discutir o desenvolvimento intelectual, social e moral do adolescente. Apresentar diferentes formas de ser adolescente a partir do recorte de classe, raça e de gênero.
Procedimentos: Elaboração em duplas de uma memória de quando o participante era adolescente em comparação com a adolescência nos dias de hoje. O que mudou? Em seguida, serão apresentados conhecimentos acerca do desenvolvimento dos adolescentes no contemporâneo.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais empáticas: reconhecer o outro.
Procedimentos: Realização da dinâmica “O que meu colega me contou” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 195-196).
|
Encontro IV
|
Objetivo: Apresentar a construção da identidade pelo adolescente. Discutir a relação do adolescente com grupos (família, amigo, escola).
Procedimentos: Exposição dialogada com a utilização de slides.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais empáticas: identificar-se com a perspectiva do outro.
Procedimentos: Realização da dinâmica “Optando pela empatia” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 234-237).
|
Encontro V
|
Objetivo: Apresentar o conceito de vulnerabilidade social.
Procedimentos: Exposição dialogada com a utilização de slides a partir da leitura de reportagem de jornal sobre a temática seguida de debate.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais de expressão de sentimentos positivos: ser solidário.
Procedimentos: Realizar a dinâmica “Fazendo amizade” (DEL PRETTE & DEL PRETTE, 2017, p. 190-192).
|
Encontro VI
|
Objetivo: Apresentar o conceito de políticas públicas como forma de acessar direitos sociais.
Procedimentos: Exposição dialogada com a utilização de slides.
|
Objetivo: Desenvolver habilidades sociais de expressão de sentimentos positivos: criar vínculos.
Procedimentos: Realizar a dinâmica “Como me vejo e como vejo o outro” (FIGLIE & PAYÁ, 2013)
|
Encontro VI – Finalização
|
Aplicação de avaliação sobre as oficinas e atividades realizadas.
Encerramento e confraternização.
|