Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: O vento no seu rosto traz histórias para contar: as histórias de vida de mulheres que convivem em sistema prisional
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 60
Período de Realização: 07/10/2019 a 21/12/2019
Área Principal: 8 - INCLUSÃO SOCIAL Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: REITORIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu - Unidade de Progressão (PFF-UP)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Responsável pela Ação: REGIANE CRISTINA TONATTO
E-mail do Responsável: regiane.tonatto@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794680


Resumo

Este projeto poderá fazer parte de um programa de extensão criado para atender outras demandas da DEPEN.

É constituído pela oferta dos seguintes cursos/treinamento: "Oficina de Yoga", "Encontros de Alteridade" e "Aulas-oficinas" às mulheres que convivem em sistema prisional, tanto para as "internas" (mulheres em situação de privação de liberdade, quanto para as trabalhadoras (agentes penitenciárias).

As práticas serão ministradas e executadas por uma equipe formada pelas diferentes categorias que fazem parte da comunidade universitária da UNILA, ou seja, por docentes, técnicas, estudantes de graduação, pós-graduação mestrado e especialização. Portanto, por natureza, é um projeto paritário, emancipatório e multidisciplinar.


Em conformidade com as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), a pessoa em situação de privação de liberdade tem direito à educação e esse direito está contemplado na Lei de Execução Penal e nas diversas resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Embora a educação tenha um papel ativo nos jogos de força e de poder e seja utilizada como uma ferramenta disciplinar, tanto nos espaços da escola quanto nos espaços prisionais, ela também pode ser a possibilidade de promoção e transformação do sujeito.  

Tanto a alteridade quanto o feminino são potencialidades transformadoras capazes de impulsionar a capacidade de conviver bem, de respeitar à diversidade e de construção do diálogo. Desta forma, este projeto constitui-se numa ação de extensão que busca apoiar as práticas educacionais já vivenciadas na penitenciária feminina e motivar outras atividades que possam permitir a sensibilidade com relação à outra e a abertura ao encontro, como acontecimento constitutivo, autoformativo e autocriativo.

Nestas experiências formativas/autoformativas idealizadas utilizaremos como parâmetro a noção contemporânea de direitos humanos, definidos como universais, indivisíveis, interdependentes entre si e destinados a garantir a dignidade humana.



Públicos Alvo

Interno:

Docentes, TAEs e Discentes de graduação e pós-graduação


Externo:

Mulheres em situação de privação de liberdade e agentes penitenciárias


Público Alvo Externo

Mulheres em situação de privação de liberdade e agentes penitenciárias



Membros da Equipe

  CINTIA FIOROTTI LIMA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  REGIANE CRISTINA TONATTO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  NAÍRA FRUTOS GONZÁLEZ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  CAROLINE GATTI SOBREIRO DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  CELESTE MARTINA AMARANTA SKEWES GUERRA
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE
  CAMILA SILVA CORADETTE MARCHI
Categoria: DISCENTE
Função : MINISTRANTE

  CARLA GISELLE DUENHA DE SOUZA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE


Lista de Fotos

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