Este curso de formação de professores(as) está vinculado ao Programa PG005-2018 - Programa Permanente de Línguas para a Comunidade: Ensino e Formação para Integração. O curso é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educaçãoo e tem como objetivo principal oferecer uma proposta de formação intercultural aos(às) docentes do Ensino Fundamental da rede municipal de educação básica de Foz do Iguaçu, com foco na discussão sobre a educação de/em línguas adicionais na fronteira, especialmente espanhol e inglês.
Formação intercultural para docentes do Ensino Fundamental I: educação de/em línguas na fronteira (UNILA-UNIOESTE-SMED) - 2019.2
Coordenadoras: Profa. Dra. Jorgelina Ivana Tallei e Profa. Dra. Laura Fortes
Datas/sala
Temas
Professor(a) ministrante
27/08
C206
Metodologias de ensino de línguas para crianças: o Brincar como direito dos(as) estudantes
Bianca R. V. Garcia
10/09
Língua(gem) e cidadania: aspectos sociodiscursivos do ensino de línguas adicionais para crianças
Laura Fortes
Lívia Fernanda Morales
24/09
Acolhimento de alunos(as) imigrantes: abordagem afetiva no ensino de línguas para crianças
Renata Oliveira
Samira Jalil
08/10
Multilinguismo na escola e na sociedade: desafios e propostas de ações político-educacionais
Isis Ribeiro Berger
Simone da Costa Carvalho
22/10
Línguas adicionais em contexto de região de fronteira
Laura Amato
Natalia dos Santos Figueiredo
05/11
C312
Recursos educacionais abertos e produção de materiais nas aulas de línguas adicionais LE
Etiene Caroline Farias de Mello
Julia Granetto
19/11
Uso de Recursos Educacionais Abertos e aspectos culturais do ensino de línguas adicionais
João Lucas Cavalheiro Camargo
03/12
Elaboração de material didático para o ensino de línguas estrangeiras
Bruna Macedo de Oliveira
Maria Cristina Ramos
Organização: 50 vagas ofertadas a professores(as) do Ensino Fundamental I que desejem atuar no ensino de espanhol língua adicional e/ou inglês como língua adicional.
Carga horária: 64 horas de formação no total, sendo 8 encontros de 4h presenciais quinzenais, totalizando 32h de formação presencial; e 32 horas de atividades docentes de intervenção nas escolas em que ministram suas aulas no Ensino Fundamental 1.
Datas dos encontros: 27/08, 10/09, 24/09, 08/10, 22/10, 05/11, 19/11, 03/12
Horário: 19h às 22h
Local: sala C206 (27/08, 10/09, 24/09, 08/10, 22/10, 03/12) e sala C312 (05/11 e 19/11)
UNILA - Campus Jardim Universitário
Metodologia: O Programa de Formação será dividido em 8 encontros ministrados pelos membros da equipe, que desenvolverão reflexões e discussões coletivas, considerando o contexto real de atuação docente vivenciado pelos participantes. Além dos encontros presenciais, a formação contará com atividades práticas de intervenção, que serão desenvolvidas pelo(a) professor(a) na escola em que ministra suas aulas no Ensino Fundamental 1.
Etapas de realização do curso:
1 - Participação dos professores nas oficinas de formação, com discussões e reflexões coletivas;
2 - Elaboração de materiais didáticos de apoio;
3- Atividades práticas de intervenção nas escolas;
4 - Compartilhamento das experiências vivenciadas no processo formativo.
Ferramentas utilizadas:
Os materiais de apoio serão: quadro, projetor, computador.
Professores-bolsistas do Programa Idiomas sem Fronteiras; Discentes dos cursos de Letras; Técnicos-administrativos em Educação; Docentes
Professores da rede básica de ensino de Foz do Iguaçu
Reunião Irio Manganelli 23 ago 2019
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