Este curso tem como foco uma introdução à filosofia, em especial através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e práticas para despertar a curiosidade epistemológica e apropriação de conhecimentos significativos para alunos do ensino fundamental I. A justificativa que embasa o projeto de formação docente refere-se principalmente ao limitado conhecimento que os alunos possuem sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Os principais objetivos são estimular a filosofia através do trabalho com: 1) a leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3)o facilitamento da compreensão do conhecimento científico e sua importância, por meio de experimentos científicos e da observação da natureza. As estratégias utilizadas serão diferenciadas ferramentas que possibilitem aos alunos a experimentação na prática de conceitos filosóficos que sejam importantes para o seu dia a dia, aproximando o conhecimento com a vivência do aluno.
1ª Etapa - Organização (25 de abril)
Esta etapa constitui-se na organização do projeto e planejamento das atividades junto aos integrantes do projeto, sendo composta de reuniões entre professores da escola Jorge Amado, professores e acadêmicos e docentes da Unila.
2ª Etapa – Execução do projeto e ajustes (11 de maio)
Após um trabalho de levantamento de condições e voluntários, os docentes da UNILA iniciam as atividades planejadas para a formação docente, que dar-se-á em 4 partes, duas presenciais e duas de pesquisa. A primeira formação presencial dar-se-á em 11 de maio de 2019 e a segunda em 25 de maio de 2019.
3ª Etapa – Experimento 1: Aplicação em sala de aula da primeira formação
Após a primeira formação, os docentes serão orientados a experimentar a aplicação do Projeto em sala de aula. Para tanto, organizou-se ainda um subprojeto norteado por temas geradores, previamente definidos na primeira etapa, para que possa orientar as atividades em relação aos objetivos do projeto.
4ª Etapa - Experimento 2 (25 de maio): Ajustes feitos a partir dos retornos do experimento 1 e Projeto de leitura e escrita através de trocas de cartas com temas da filosofia pré-socrática;
4ª Etapa – Avalaição
Avaliação é feita através da análise das cartas e da percepção dos envolvidos no projeto, em seu término.
Estudantes do curso de licenciatura da UNILA
Docentes interessados na formação em filosofia pré-socrática para ensino interdisciplinar para as séries iniciais.
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