Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: PEQUENOS FILÓSOFOS EM TORNO DO RELÓGIO DE SOL (formação docente)
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 5938
Período do Curso: 26/05/2019 a 01/06/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA - Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Tipo do Evento: Carga Horária: 20 Quantidade de Vagas: 50
Responsável pela Ação: PATRICIA NAKAYAMA
E-mail do Responsável: patricia.nakayama@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794617

Resumo

Este curso tem como foco uma introdução à filosofia, em especial através dos filósofos da natureza (ou Pré-socráticos), partindo da observação e práticas para despertar a curiosidade epistemológica e apropriação de conhecimentos significativos para alunos do ensino fundamental I. A justificativa que embasa o projeto de formação docente refere-se principalmente ao limitado conhecimento que os alunos possuem sobre seu meio e a dificuldade de situar-se enquanto cidadãos ativos no processo de construção da sociedade. Os principais objetivos são estimular a filosofia através do trabalho com: 1) a leitura e escrita. 2) a curiosidade epistemológica; 3)o facilitamento da compreensão do conhecimento científico e sua importância, por meio de experimentos científicos e da observação da natureza. As estratégias utilizadas serão diferenciadas ferramentas que possibilitem aos alunos a experimentação na prática de conceitos filosóficos que sejam importantes para o seu dia a dia, aproximando o conhecimento com a vivência do aluno.
 

 


Programação

 

1ª Etapa - Organização (25 de abril)

            Esta etapa constitui-se na organização do projeto e planejamento das atividades junto aos integrantes do projeto, sendo composta de reuniões entre professores da escola Jorge Amado, professores e acadêmicos e docentes da Unila.  

 

 

2ª Etapa – Execução do projeto e ajustes (11 de maio) 

            Após um trabalho de levantamento de condições e voluntários, os  docentes da UNILA iniciam as atividades planejadas para a formação docente, que dar-se-á em 4 partes, duas presenciais e duas de pesquisa. A primeira formação presencial dar-se-á em 11 de maio de 2019 e a segunda em 25 de maio de 2019. 

3ª Etapa – Experimento 1: Aplicação em sala de aula da primeira formação

 

             Após a primeira formação, os docentes serão orientados a experimentar a aplicação do Projeto em sala de aula. Para tanto, organizou-se ainda um subprojeto norteado por temas geradores, previamente definidos na primeira etapa, para que possa orientar as atividades em relação aos objetivos do projeto.

4ª Etapa - Experimento 2 (25 de maio): Ajustes feitos a partir dos retornos do experimento 1 e Projeto de leitura  e escrita através de trocas de cartas com temas da filosofia pré-socrática;

 

 

 

 

4ª Etapa – Avalaição

 

Avaliação é feita através da análise das cartas e da percepção dos envolvidos no projeto, em seu término.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes do curso de licenciatura da UNILA


Externo:

Docentes interessados na formação em filosofia pré-socrática para ensino interdisciplinar para as séries iniciais.


Público Alvo Externo

Docentes interessados na formação em filosofia pré-socrática para ensino interdisciplinar para as séries iniciais.



Membros da Equipe

  ROGERIO GIMENES DE CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  PATRICIA NAKAYAMA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ANDIARA DRIELLI DE OLIVEIRA
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6