A representação de projetos é voltada à visão humana para a compreensão do espaço.
Ambos, quem faz e quem lê o desenho técnico projetivo, precisam compreender o que símbolos e padrões representam para que o mesmo possa ser edificado. Esse processo de compreensão espacial costuma ser penoso aos alunos e muitas vezes deixa a desejar, resultando em profissionais que projetam e edificam uma obra sem a devida visão tridimensional. Partes construídas são demolidas, projetos são refeitos, dinheiro e tempo são perdidos.No projeto de pesquisa "Maquete: alternativa para compreensão do espaço, desenho e projeto" técnicas de maquetaria foram estudadas, maquetes foram feitas e se iniciou o uso das mesmas em sala de aula. Os testes realizados até agora mostram que a maquetaria apresenta uma contribuição significativa nesse processo.A partir do dito acima, o presente projeto de extensão visa estabelecer uma prática do uso de maquetes como técnica didática para o ensino de representação de projetos.Serão construídas maquetes para apoio à diversas disciplinas da área de arquitetura, engenharia e construção que tenham desenho e/ou projeto em seu escopo, conforme demanda (já existente).
Além disso, serão convidados alunos do ensino médio das escolas de Foz do Iguaçu para visitar as maquetes, ajudando-os na escolha da futura profissão. Receberão explicações sobre as diferentes profissões da construção civil e cursos afins disponíveis na UNILA.A maquete ajuda todos a entenderem como será a obra: o arquiteto que concebe um projeto; o engenheiro que executa a obra; o aluno que não entende as plantas, cortes e elevações; o cliente que quer visualizar sua futura casa. Nesse caso, o público alvo a ser atingido serão os professores, que terão acesso ao produto didático (maquete) para usar em aula, e seus alunos, que farão os desenhos propostos pelos professores com maior compreensão do que estão a fazer. O público indireto, atingido a médio prazo, são os futuros clientes e colegas de trabalho dos profissionais a serem formados com mais capacidade técnica de compreender o espaço, projetar e edificar.
Professores de disciplinas da área de arquitetura, engenharia e construção que tenham desenho e/ou projeto em seu escopo; e seus alunos.
Empregadores e colegas dos alunos enquanto estagiários.
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