Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Confecção de MAQUETES como PRODUTO DIDÁTICO
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 19650
Período de Realização: 10/06/2019 a 31/12/2019
Área Principal: 7 - TECNOLOGIA E PRODUÇÃO Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Campus PTI
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Responsável pela Ação: HELENA FERNANDA GRAF
E-mail do Responsável: helena.graf@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794607


Resumo

A representação de projetos é voltada à visão humana para a compreensão do espaço.


Ambos, quem faz e quem lê o desenho técnico projetivo, precisam compreender o que símbolos e padrões representam para que o mesmo possa ser edificado. 

Esse processo de compreensão espacial costuma ser penoso aos alunos e muitas vezes deixa a desejar, resultando em profissionais que projetam e edificam uma obra sem a devida visão tridimensional. Partes construídas são demolidas, projetos são refeitos, dinheiro e tempo são perdidos.

No projeto de pesquisa "Maquete: alternativa para compreensão do espaço, desenho e projeto" técnicas de maquetaria foram estudadas, maquetes foram feitas e se iniciou o uso das mesmas em sala de aula. Os testes realizados até agora mostram que a maquetaria apresenta uma contribuição significativa nesse processo.

A partir do dito acima, o presente projeto de extensão visa estabelecer uma prática do uso de maquetes como técnica didática para o ensino de representação de projetos.

Serão construídas maquetes para apoio à diversas disciplinas da área de arquitetura, engenharia e construção que tenham desenho e/ou projeto em seu escopo, conforme demanda (já existente). 


Além disso, serão convidados alunos do ensino médio das escolas de Foz do Iguaçu para visitar as maquetes, ajudando-os na escolha da futura profissão. Receberão explicações sobre as diferentes profissões da construção civil e cursos afins disponíveis na UNILA.

A maquete ajuda todos a entenderem como será a obra: o arquiteto que concebe um projeto; o engenheiro que executa a obra; o aluno que não entende as plantas, cortes e elevações; o cliente que quer visualizar sua futura casa. Nesse caso, o público alvo a ser atingido serão os professores, que terão acesso ao produto didático (maquete) para usar em aula, e seus alunos, que farão os desenhos propostos pelos professores com maior compreensão do que estão a fazer. O público indireto, atingido a médio prazo, são os futuros clientes e colegas de trabalho dos profissionais a serem formados com mais capacidade técnica de compreender o espaço, projetar e edificar.

 




Públicos Alvo

Interno:

Professores de disciplinas da área de arquitetura, engenharia e construção que tenham desenho e/ou projeto em seu escopo; e seus alunos.


Externo:

Empregadores e colegas dos alunos enquanto estagiários.


Público Alvo Externo

Empregadores e colegas dos alunos enquanto estagiários.



Membros da Equipe

  HEL GRAF
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  EDNA POSSAN
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  SIMONE MINUZZO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  AREF KALILO LIMA KZAM
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  NOE VILLEGAS FLORES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CESAR WINTER DE MELLO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  KATIA REGINA GARCIA PUNHAGUI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  RICHARD JOAQUIN BRANDELL LEZME
Categoria: DISCENTE
Função : MONITOR(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6