Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: UNIVERSIDADE POPULAR PAULO FREIRE
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 4 Público Estimado: 1730
Período de Realização: 29/07/2019 a 31/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Humanas
Unidade Proponente: SECRETARIA-GERAL DA REITORIA Unidades Envolvidas:
INSTITUTO MERCOSUL DE ESTUDOS AVANÇADOS DA UNILA / IMEA-UNILA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Barracão Comunitário da Ocupação Bubas
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (FLUXO CONTÍNUO 2019-2021)
Responsável pela Ação: SOLANGE RODRIGUES BONOMO ASSUMPÇÃO
E-mail do Responsável: solange.assumpcao@unila.edu.br
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794585


Resumo

         O projeto de extensão UNIVERSIDADE POPULAR PAULO FREIRE, vinculado à Cátedra Paulo Freire/IMEA, busca contribuir para a ampliação de oportunidades de acesso de pessoas historicamente excluídas de espaços formais de ensino, majoritariamente trabalhadoras e em condição de vulnerabilidade social, a práticas significativas de leitura e escrita. A partir da experiência da ação de extensão “Cátedra Paulo Freire: Histórias de vida e alfabetização de jovens e adultos”, desenvolvida ao longo do ano de 2018, os(as) integrantes da ação organizaram um programa de estudos temáticos relevantes à comunidade da Ocupação Bubas com o propósito de compartilhar saberes entre educandos(as) e educadores(as), promover a alfabetização com significado e fortalecer vínculos entre a UNILA e a comunidade externa. Com destaque para a obra de Paulo Freire e com base em estudos linguísticos e literários atuais, a metodologia de trabalho proposta valoriza o diálogo entre as pessoas, suas histórias de vida e seus saberes, a fim de favorecer a apropriação do código escrito em situações de uso. Espera-se que, alimentando a esperança freireana de transformação subjetiva e objetiva de suas condições de vida, os(as) educandos(as), para além da alfabetização, compartilhem/ampliem sua visão de mundo e projetem ações de melhoria de sua comunidade, pelo desenvolvimento de sua autonomia e do protagonismo da/na comunidade, para a solução de problemas que os(as) afetam direta e/ou indiretamente.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e técnicos pertencentes à Cátedra Paulo Freire e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação


Externo:

Jovens e adultos em condição de analfabetismo e de vulnerabilidade social da Ocupação Bubas


Público Alvo Externo

Jovens e adultos em condição de analfabetismo e de vulnerabilidade social da Ocupação Bubas



Membros da Equipe

  SOLANGE RODRIGUES BONOMO ASSUMPCAO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  LIVIA FERNANDA MORALES
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  CECILIA MARIA DE MORAIS MACHADO ANGILELI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  JULIANA FRANZI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MARINA MACHADO ANGILELI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  CARLA DOS SANTOS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ANA RAQUEL DE OLIVEIRA ALVES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LAURA BELÉN ACUÑA RODAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ADRIELLE SALDANHA CLIVE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  MAYARA CRISTINA DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Atividades de leitura e escrita por nível de conhecimento do código da escrita

[Foto não Encotrada!]

Orientação individualizada de cada educando(a)

[Foto não Encotrada!]

Protagonismo é valorizado em cada atividade proposta

[Foto não Encotrada!]

As crianças são bem-vindas no acompanhamento de seus pais e seus avós

[Foto não Encotrada!]

Fortalecimento do trabalho coletivo



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6