Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: MAPEAMENTO DE CASOS CLÍNICOS DO INTERNATO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE DA MEDICINA-UNILA SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 135
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 6 - SAÚDE Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila e unidades de saúde
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794568


Resumo

A superação do paradigma biomédico no cuidado em saúde, diante da tentativa de fortalecimento do paradigma biopsicossocial, impõe como necessidade a mudança da formação médica no cenário brasileiro. Nesse contexto, as mudanças adotadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2014 para os cursos de Medicina trazem a integralidade como eixo norteador do ensino médico e a adoção de metodologias ativas como preferentes na Educação Médica. Nesse contexto, considerando o papel da aprendizagem baseada em problemas dentre as metodologias ativas, é essencial fortalecer estudos de casos clínicos a partir da ótica da integralidade. Baseado nos fatos expostos, o presente projeto de extensão objetiva a criação de uma coleção digital de casos clínicos de Atenção Primária em Saúde coletadas por acadêmicos do Internato (estágio obrigatório) do curso de Medicina da Unila sob a perspectiva da integralidade do cuidado e disponibilizados para fins de estudos para alunos, docentes e profissionais da rede, alimentado de forma contínua com novos casos ao longo de 2019. Objetiva, ainda, a realização de encontros bimestrais com a comunidade dos distritos de saúde de Foz do Iguaçu (PR) para educação em saúde sobre condições clínicas mais prevalentes. Assim, a comunidade integrará discussões em saúde através de reflexão sobre os aspectos biopsicossociais das doenças, em contraposição à educação do paradigma biomédico, permitindo-lhes o empoderamento reflexivo e prático. Finalmente, o projeto realizará confecção de livro de discussões diagnóstico-terapêuticas de clínica médica em Atenção Primária à Saúde a partir dos casos coletados, priorizando a abordagem sob ótica biopsicossocial, incluindo em sua criação a participação de acadêmicos, orientadores de aprendizagem, pacientes e especialistas focais convidados, o que contribui para a inclusão desses sujeitos na realidade acadêmica. Espera-se, assim, contribuir para a criação de subsídios para a formação médica voltada à integralidade, promover empoderamento dos sujeitos da comunidade sob a ótica biopsicossocial de doenças prevalentes e incentivar a participação de orientadores de aprendizagem da rede de saúde em atividades acadêmicas.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e decentes dos cursos de saúde da Unila


Externo:

Profissionais de saúde e membros da comunidade


Público Alvo Externo

Profissionais de saúde e membros da comunidade



Membros da Equipe

  FLAVIA JULYANA PINA TRENCH
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  FABIANA AIDAR FERMINO
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  MATHEUS LOURENÇO MENDES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  GABRIELA CAVALCANTE PEREIRA DE BRITO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  CELSO HENRIQUE VIDAL ALVES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

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