A superação do paradigma biomédico no cuidado em saúde, diante da tentativa de fortalecimento do paradigma biopsicossocial, impõe como necessidade a mudança da formação médica no cenário brasileiro. Nesse contexto, as mudanças adotadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais em 2014 para os cursos de Medicina trazem a integralidade como eixo norteador do ensino médico e a adoção de metodologias ativas como preferentes na Educação Médica. Nesse contexto, considerando o papel da aprendizagem baseada em problemas dentre as metodologias ativas, é essencial fortalecer estudos de casos clínicos a partir da ótica da integralidade. Baseado nos fatos expostos, o presente projeto de extensão objetiva a criação de uma coleção digital de casos clínicos de Atenção Primária em Saúde coletadas por acadêmicos do Internato (estágio obrigatório) do curso de Medicina da Unila sob a perspectiva da integralidade do cuidado e disponibilizados para fins de estudos para alunos, docentes e profissionais da rede, alimentado de forma contínua com novos casos ao longo de 2019. Objetiva, ainda, a realização de encontros bimestrais com a comunidade dos distritos de saúde de Foz do Iguaçu (PR) para educação em saúde sobre condições clínicas mais prevalentes. Assim, a comunidade integrará discussões em saúde através de reflexão sobre os aspectos biopsicossociais das doenças, em contraposição à educação do paradigma biomédico, permitindo-lhes o empoderamento reflexivo e prático. Finalmente, o projeto realizará confecção de livro de discussões diagnóstico-terapêuticas de clínica médica em Atenção Primária à Saúde a partir dos casos coletados, priorizando a abordagem sob ótica biopsicossocial, incluindo em sua criação a participação de acadêmicos, orientadores de aprendizagem, pacientes e especialistas focais convidados, o que contribui para a inclusão desses sujeitos na realidade acadêmica. Espera-se, assim, contribuir para a criação de subsídios para a formação médica voltada à integralidade, promover empoderamento dos sujeitos da comunidade sob a ótica biopsicossocial de doenças prevalentes e incentivar a participação de orientadores de aprendizagem da rede de saúde em atividades acadêmicas.
Docentes e decentes dos cursos de saúde da Unila
Profissionais de saúde e membros da comunidade
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