Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM FOZ DO IGUAÇU/PR
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 605
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 9 - ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
*INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA / ILAESP
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola municipal e estadual
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794563


Resumo

As avaliações de qualidade educativa são cada vez mais utilizadas como insumos para formular e implementar políticas públicas. No Brasil, o Sistema Nacional de Ensino Básico (SAEB), implantado em 1988, é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). No intuito de fortalecer a formação de indicadores de qualidade, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação aprovado em 2007 durante o governo de Luiz Ignácio da Silva, o INEP desenvolveu o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desde o ano de 2007, as escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu apresentam índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB) acima da média nacional. No ano de 2017, última aplicação do índice, o valor foi acima da média nacional (7,2). Esse índice é resultado das elevadas notas em língua portuguesa e matemática, e também, da redução das taxas de reprovação. Por outro, lado o IDEB, também, aplica testes de Língua Portuguesa e de Matemática aos alunos 3ª série do Ensino Médio, os dados para o Brasil revelam baixos porcentuais de alunos com conhecimento adequado nas matérias (1,62% em Língua Portuguesa e 4,52% em Matemática). O presente projeto de extensão tem como objetivo investigar sobre os determinantes do desempenho das escolas, assim como, das “boas práticas” de ensino e gestão nas escolas. Para identificar esses aspectos pretende-se combinar duas metodologias: estudos de caso e análise de microdados disponibilizados pelo INEP. De forma geral, o principal resultado esperado é contribuir para a comunidade de Foz do Iguaçu na área do ensino fundamental e médio.


Públicos Alvo

Interno:

Docentes e discentes


Externo:

professores, coordenadores pedagógicos, secretário de educação, merendeira, alunos, núcleo familiar


Público Alvo Externo

professores, coordenadores pedagógicos, secretário de educação, merendeira, alunos, núcleo familiar



Membros da Equipe

  HENRIQUE COELHO KAWAMURA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIA ALEJANDRA NICOLAS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  JOSE GILBERTO CAHUACHIA LIMACHI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  EMELYN GLORYS HERASME HENRÍQUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  MARCELA NOGUEIRA FERRARIO
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

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