As avaliações de qualidade educativa são cada vez mais utilizadas como insumos para formular e implementar políticas públicas. No Brasil, o Sistema Nacional de Ensino Básico (SAEB), implantado em 1988, é gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). No intuito de fortalecer a formação de indicadores de qualidade, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação aprovado em 2007 durante o governo de Luiz Ignácio da Silva, o INEP desenvolveu o Indicador de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desde o ano de 2007, as escolas da rede municipal de Foz do Iguaçu apresentam índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB) acima da média nacional. No ano de 2017, última aplicação do índice, o valor foi acima da média nacional (7,2). Esse índice é resultado das elevadas notas em língua portuguesa e matemática, e também, da redução das taxas de reprovação. Por outro, lado o IDEB, também, aplica testes de Língua Portuguesa e de Matemática aos alunos 3ª série do Ensino Médio, os dados para o Brasil revelam baixos porcentuais de alunos com conhecimento adequado nas matérias (1,62% em Língua Portuguesa e 4,52% em Matemática). O presente projeto de extensão tem como objetivo investigar sobre os determinantes do desempenho das escolas, assim como, das “boas práticas” de ensino e gestão nas escolas. Para identificar esses aspectos pretende-se combinar duas metodologias: estudos de caso e análise de microdados disponibilizados pelo INEP. De forma geral, o principal resultado esperado é contribuir para a comunidade de Foz do Iguaçu na área do ensino fundamental e médio.
Docentes e discentes
professores, coordenadores pedagógicos, secretário de educação, merendeira, alunos, núcleo familiar
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