A universidade sempre foi uma instituição chave para o desenvolvimento da sociedade, a partir da construção de conhecimento pelas pesquisas desenvolvidas em seu interior. Entretanto, se tal conhecimento não ultrapassa os muros da instituição, chegando à comunidade, o âmago da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é rompido. Nesse sentido, sabe-se que, atualmente, as doenças isquêmicas cardiovasculares são as maiores causas de morte em todo o mundo. Dentro desse quadro, o infarto agudo do miocárdio é primeira causa de mortes no país, de acordo com a base de dados do DATASUS, Departamento de Informática do SUS, que registra cerca de 100 mil óbitos anuais devidos a essa doença. Desse modo, segundo dados de mortalidade de 2013 (Ministério da Saúde, 2014), as doenças do aparelho circulatório foram as mais frequentes, 30%, seguidas de neoplasias e causas externas. Nesse aspecto, as doenças isquêmicas, tanto cardíacas, quanto cerebrovasculares estão entre as duas primeiras causas de morte para homens e mulheres na faixa etária de 40 a 59 anos. Tal panorama evidencia a urgência no ensino do Suporte Básico de Vida (SBV) que, segundo Pérgola e Araújo (2008), é uma sequência de etapas às quais podem ser iniciadas fora do ambiente hospitalar e realizadas por pessoas devidamente capacitados, aumentando a sobrevida e diminuindo a morbimortalidade das vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR). Contudo, mesmo com números alarmantes, grande parte dos óbitos poderiam ser evitados com o ensino de medidas simples de prevenção e primeiros socorros, já que, a maioria das emergências ocorrem fora do ambiente hospitalar. Nessa conjuntura, em meio ao enraizamento da perspectiva de um acompanhamento longitudinal em saúde e à presença das unidades básicas de saúde (USB) no município, os problemas que fogem ao cotidiano do consultório tornam-se mais recorrentes. Assim, emerge a necessidade de uma capacitação continuada dos profissionais de saúde em atendimento a emergências clínicas a fim de contribuir diretamente para a diminuição desses índices. Portanto, o enfoque será em forjar equipes treinadas, aptas a atuarem, em alto nível técnico e humano, com prontidão. O projeto será desenvolvido ao longo de 2019 em parceria com outros projetos de Extensão filiados à PROEX.
Módulo 1 - Aspectos teóricos - 2h00min
Docentes, discentes e técnicos
PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA 9 REGIONAL DE SAÚDE
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