Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Política Municipal de Educação Ambiental: percepção e mobilização
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 9 Público Estimado: 355
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 5 - MEIO AMBIENTE Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO CICLO COMUM Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: indicado pelas comunidades locais
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794555


Resumo

Nosso grupo de extensão-pesquisa-ensino, o Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, tem se dedicado a estabelecer conexões com a cidade e com o território trinacional, desenvolvendo ações em parceria. O Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu (CEMFI) constitui um dos mais antigos atores parceiros do Observatório, estando a UNILA nele representada a partir de nossa presença. O Coletivo Educador é composto por entidades diversas do município, agregadas pelo interesse comum na Educação Ambiental e seu enraizamento no território. Em 2018, o Coletivo Educador deu início a um processo participativo de construção da política municipal de educação Ambiental (PMEA). A UNILA, por meio deste Observatório, colaborou com este processo capitaneando a realização de um diagnóstico socioambiental participativo, com vistas a definir e implantar ações de acordo com as necessidades territoriais, respeitando a percepção ambiental da comunidade, bem como sua identificação de problemas ambientais e conflitos ambientais vividos. O formato do diagnóstico atende aos princípios da Educação Ambiental, constituindo em si também um processo educativo e mobilizador, daí a escolha por uma ação extensionista. Para o diagnóstico, além da aplicação de entrevistas e de questionários, foram realizadas oficinas de cartografia social, cujos dados estão em processo de organização. Todo este levantamento possibilitou ter clareza dos problemas e potenciais ambientais em cada microbacia de Foz do Iguaçu, bem como dos atores relevantes e lideranças locais. Em 2019, o processo de construção da PMEA deve prosseguir. Nesta etapa, a relação com as comunidades já mobilizadas pela cartografia social em 2018, seguirá sendo alimentada, buscando fortalecer tais comunidades, bem como articulá-las entre si. As próximas oficinas, mais direcionadas para a mobilização preparatória para a implantação da política, contribuirão também para a definição de prioridades, estratégias pedagógicas e parceiros para a concretização da política.

 


Públicos Alvo

Interno:

discentes, docentes e TAEs


Externo:

comunidades das bacias de Foz


Público Alvo Externo

comunidades das bacias de Foz



Membros da Equipe

  SUELLEN MAYARA PERES DE OLIVEIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LUCIANA MELLO RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ROSELI BERNARDETE DAHLEM PACHECO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  ANA CRISTINA FERREIRA NETA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  INGRID ALMEIDA LIMA STORNIOLO BEREZOSKI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  RENAN CARNEIRO COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ARIADNE TAISSA DIAS PIRES FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ROXANA BORDA MAMANI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MAILA RODRIGUES PONCIANO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JESÚS EDUARDO GUERRA SARMIENTO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  MARIA JOSE BECERRA DE LA PORTILLA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PAULO FERNANDO SOUSA JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JOICE ANDREA PENAGOS MENDEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6