Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: TANDEM EN LA TRIPLE FRONTERA: APROXIMANDO LÍNGUAS-CULTURAS LATINO-AMERICANAS
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 100
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA - Jardim Universitário e PTI / Escola (a definir)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794549


Resumo

Este projeto visa oferecer aos alunos e servidores da UNILA e à comunidade da tríplice fronteira um método complementar às aulas de línguas tradicionais para o aprendizado de espanhol e português. Assim, propomos a ação coordenada de encontros de tandem face à face entre servidores e alunos da universidade com interessados da comunidade externa, vivendo na tríplice fronteira, onde metade dos participantes será falante de espanhol como língua materna e a outra metade de português. Para a formação de nossos discentes, esperamos contribuir com a oferta de um ambiente de prática e aperfeiçoamento de um modelo de aprendizagem que se estabelece a partir do desenvolvimento autônomo no aprendizado de línguas. Tal ação segue com o objetivo múltiplo de: a) aproximar a universidade pública do ensino médio público, assim como criar um espaço de trocas pedagógicas e de formação contínua entre os professores envolvidos; b) oferecer aos servidores e alunos de nossa universidade um espaço para o fortalecimento do bilinguismo português-espanhol, buscado mais prontamente na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e ideologicamente, em toda a América Latina. Como resultado, ambicionamos a formação de aprendizes de línguas autônomos e conscientes de sua própria responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem.  Destacamos também que os encontros de tandem serão monitorados pelos acadêmicos de Letras Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras que também participarão da confecção e execução de atividades guiadas com os aprendizes. Além disso, esse projeto continua sendo como experiência piloto para uma futura institucionalização do tandem como ferramenta alternativa/complementar de aprendizagem de línguas, tendo em vista a grande carência, face à demanda, de recursos neste âmbito em nossa comunidade. Para nosso público, reiteramos, o bilinguismo é um imperativo fundamental na sua vida cotidiana, tanto profissional quanto pessoal e social, assim, acreditamos que o desenvolvimento do aprendizado em autonomia contribuirá para o desenvolvimento social, profissional, cultural e linguístico de nossa comunidade.

 

Palavras-chave: Tandem; Bilinguismo; Português LE; Espanhol LE


Públicos Alvo

Interno:

Discentes e servidores


Externo:

Estudantes do Ensino Médio Público de Foz do Iguaçu e comunidade da Tríplice Fronteira


Público Alvo Externo

Estudantes do Ensino Médio Público de Foz do Iguaçu e comunidade da Tríplice Fronteira



Membros da Equipe

  VALDILENA RAMME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LARISSA PAULA TIRLONI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  RUAN LEONARDO DE AZEVEDO SALES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  LAURA TATIANA MUNOZ OSPINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  LAURA TATIANA MUNOZ OSPINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6