O Curso Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados tem como objetivo o acolhimento de residentes fronteiriços, migrantes, refugiados e portadores de visto humanitário por meio da cultura, particularmente, pelo desenvolvimento das competências necessárias para que eles possam usar o português como língua estrangeira com diferentes propósitos, sobretudo relacionados à solicitação de registro e documentação, moradia, saúde, estudo e trabalho, contribuindo, destarte para a sua integração linguístico-cultural no Brasil e na região trinacional. O curso está baseado numa perspectiva de linguagem como prática social e segue uma metodologia de ensino por tarefa, sendo possível a matrícula de novos estudantes a qualquer momento. As aulas são ministradas por discentes do curso de licenciatura em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras da UNILA e ocorrem no campus Jardim Universitário da UNILA e no Centro Pop, localizado no bairro São Paulo II, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu.
Considerando que as aulas serão práticas de interação e de uso da língua estrangeira em situações similares as do cotidiano, foi elaborado um programa composto por seis módulos: registro e documentação; abrigo e acomodação; alimentação; saúde e bem-estar; educação e capacitação; emprego.
Os estudantes poderão ingressar em qualquer momento do curso e realizar a tarefa da aula. Serão certificados aqueles que concluírem todos os módulos. Cada módulo tem duração de dois encontros, e cada encontro tem duração de 3 horas. A carga horária total do curso é, portanto, de 36 horas. Os encontros estão previstos para acontecer aos sábados, das 14h às 17h, no campus Jardim Universitário da UNILA e no Centro Pop, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Foz do Iguaçu.
MÓDULO I
REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO
MÓDULO II
ABRIGO E ACOMODAÇÃO
MÓDULO III
ALIMENTAÇÃO
MÓDULO IV
EMPREGO
MÓDULO V
EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO
MÓDULO VI
SAÚDE E BEM-ESTAR
O primeiro módulo compreende atividades relacionadas a registro e documentação e visa a apresentar os trâmites e documentos que eles necessitam emitir para residir no Brasil.
O segundo módulo visa a tratar de assuntos relacionados a moradia, abrigo e acomodação, por meio de tarefas que simulem os usos reais de diálogo nesse âmbito, auxiliando-os, portanto, a encontrarem um lugar para residir e a reduzir possíveis angústias da falta da sua casa em seu país de origem.
O terceiro módulo focaliza a alimentação, isto é, a compra dos alimentos, o preparo, o custo, a importância, bem como seu valor nutricional e cultural. Este módulo poderá ter atividades a ocorrerem no restaurante da Centro Pop.
O quarto módulo relaciona-se ao tema de emprego e visa a discutir aspectos relacionados a trabalho no Brasil e na região trinacional, abrangendo legislações, processos de seleção, elaboração de currículo etc.
O quinto módulo refere-se à educação e capacitação e pretende apresentar e discutir questões relacionadas à formação dos aprendizes e de seus familiares. Visa a apresentar o sistema educacional regular e demais instituições que operam no setor educacional no Brasil e na região fronteiriça.
Por fim, o sexto módulo visa a tratar da questão da saúde e do bem-estar, apresentando o sistema de saúde do Brasil e simulando consultas médicas. Será enfatizada também a saúde física e emocional.
O material dos encontros será elaborado em parceria entre as professoras orientadoras do curso e os estudantes bolsistas e/ou voluntários.
Tal como apresentado anteriormente, além das tarefas, serão desenvolvidas atividades culturais relacionadas a cada módulo, de modo a introduzir o público à cultura brasileira e fronteiriça através da apreciação e discussão de produtos culturais, especialmente latino-americanos, que tratam de migração e impulsionam discussões em torno dos contatos culturais que as situações de deslocamento promovem, contribuindo, destarte, para o acolhimento dos que chegam ao país e à região e (re)conhecimento das complexidades da cultura brasileira e fronteiriça.
Estudantes aprovados no edital interno de seleção de estudantes refugiadas(os) e portadoras(es) de visto humanitário em território brasileiro
Moradores fronteiriços, migrantes, refugiados e demais pessoas em situação de deslocamento
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6