Dados atuais mostram que, apesar do elevado percentual de meninas ingressantes em cursos do ensino superior, a escolha da profissão se concentra em cursos da área de humanas e da saúde. O menor percentual de alunas nos cursos da área de exatas se dá por diversos fatores, os quais inibem ou desestimulam a permanência de estudantes do sexo feminino na área de ciências e engenharia. Desta forma, a fim de estimular o ingresso e a permanência de alunas nestes cursos se faz necessário incentivar a atuação de estudantes nestas áreas. Portanto, o presente projeto tem como objetivo abordar o entendimento de conceitos teóricos aprendidos nas salas de aulas do ensino médio com conceitos de química e engenharia presentes no cotidiano, promovendo o interesse das alunas (ensino médio e ensino superior) para atuação em profissões na área de exatas. Esta ação concentra-se no estreitamento do vínculo entre universidade e comunidade. Este projeto está vinculado ao projeto "Estudo e desenvolvimento de materiais como forma de incentivo à entrada e permanência de mulheres nas ciências exatas" (#1712- Aprovado na Agenda Tríplice 137/2018) e tem como objetivo principal a melhora no processo de ensino e aprendizagem por meio da abordagem de conceitos teóricos sobre ciência química e engenharia de materiais em aulas teóricas e experimentais utilizando materiais comuns ao cotidiano dos estudantes do ensino médio. Assim, aulas teóricas e práticas serão preparadas, por uma aluna de graduação sob a supervisão das professoras envolvidas no projeto. Em seguida, haverá exposição do conteúdo preparado de forma a envolver os alunos do ensino médio. Além disso, será proposto a síntese de um material polimérico por alunas do ensino médio, de forma a incentivá-las a atuarem na área de exatas. O presente projeto será coordenado pela professora Dra. Liliane Cristina Battirola (Professora do Magistério Superior do curso de Engenharia de Materiais da Unila com experiência em síntese e caracterização de materiais poliméricos para aplicação em energia renovável e biomateriais– ver currículo Lattes) em estreita cooperação com as professoras Dra. Caroline da Costa Silva Gonçalves (Professora do Magistério Superior do curso de Química da Unila com experiência em química orgânica com ênfase em síntese orgânica e biotecnologia-ver currículo Lattes), Dra. Grazielle De Oliveira Setti Gibin (Professora do Magistério Superior do curso de Química da Unila com experiência em química analítica com ênfase em materiais nanoestruturados, sensores e biossensores eletroquímicos de baixo custo – ver currículo Lattes) e Dra. Marciana Uliana Machado (Professora do Magistério Superior do curso de Química da Unila com experiência em química orgânica com ênfase em oxidação, micro-ondas, síntese de heterociclos, síntese de produtos naturais – ver currículo Lattes).
Discentes curso de engenharia de materiais e química, docentes cursos de engenharia de materiais e química
Alunos ensino médio, professores escola pública do ensino médio
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