Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: ¡GENIAL! -- FORMAÇÃO EM ESTUDOS DECOLONIAIS
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 200
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 3 - DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE TECNOLOGIA, INFRAESTRUTURA E TERRITÓRIO Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Salvador - BA
Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UFBA (ESPAÇO A DEFINIR)
UNILA JU
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794524


Resumo

O Grupo de Pesquisa ¡DALE! – DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA E SEUS ESPAÇOS foi criado em 2016 com o intuito desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao chamado giro decolonial latino-americano -- cujos/as intelectuais propõem a revisão e superação da modernidade-colonialidade embasadas no desenho de epistemologias combativas ao eurocentrismo e aptas à luta pela emancipação dos povos do subcontinente latino-americano. Parte-se de duas experiências anteriores bem sucedidas voltadas à difusão do saber decolonial.  No primeiro semestre de 2018, o grupo realizou uma leitura dirigida de textos decoloniais que foi aberta a quaisquer interessados/as – mas ainda não formatada formalmente como ação de extensão. No segundo semestre do mesmo ano, a ideia de uma leitura e debate coletivos de textos decoloniais incitou sua transmutação em um curso formal de extensão, registrado na PROEX, com carga horária definida e certificação. Tratou-se do curso de extensão O LADO NEGRO DO RENASCIMENTO, ofertado pelo ¡DALE! e que lançou um olhar sobre o livro “El lado más oscuro del Renacimiento: alfabetización, territorialidad y colonización” (no original em inglês: “The darker side of the Renaissance: literacy, territoriality & colonization”), de 1995 e do filósofo argentino Walter D. Mignolo – talvez o nome mais conhecido do giro decolonial.


O projeto ora apresentado se configura como o braço extensionista do grupo de pesquisa no que tange à formação voltada a temas, autoras e autores, epistemologias, abordagens e metodologias decoloniais. Sendo assim, considera a necessidade de uma oferta contínua de cursos de extensão, ao menos um por semestre, voltados ao público-alvo interno e externo já especificado.


No entanto, considerando o período do projeto entre abril e dezembro de  2019, bem como sua continuidade nos anos seguintes, considera-se também especificidades relacionadas à condução da carreira de determinados membros da equipe executora que apontam possibilidades  destes cursos não ocorrem somente em Foz do Iguaçu, sede da UNILA, mas também em Salvador, Bahia.


Cursos tanto em Foz do Iguaçu quanto na capital da Bahia estão sendo considerados porque

  1. os membros da equipe executora Marcos Vinicius Bohmer Britto (atualmente professor substituto da UNILA e vice-líder do  ¡DALE!) e Tiago Souza Bastos, (Docente da UNILA e membro ¡DALE!) foram recentemente aprovados no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, formação que se dará entre  2019 e 2022.

  2. Leonardo Name, coordenador desta proposta, líder do  ¡DALE! e docente da UNILA, submeteu a nossa IFES pedido de afastamento para pós-doutoramento também na UFBA, a partir de 1 de setembro de 2019 (aguardando aprovação) e até 31 de agosto de 2020. Ou seja: ao longo dos dois anos do projeto de extensão ora apresentado, ele estará parte do período em Foz do Iguaçu, outra parte em Salvador.

  3. Gabriel Rodrigues da Cunha, membro do  ¡DALE! e docente da UNILA, ao longo de todo o período estará desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em Foz do Iguaçu.


A mobilidade de três dos quatro membros da equipe executora possibilita, então, a oferta de cursos tanto em Salvador quanto em Foz do Iguaçu. Os estudos decoloniais são bastante pertinentes à formação política nestas cidades. Pois por um lado, apresentam obras seminais interessadas em desmontar a subjetividade do ser e o conhecimento construídos durante o domínio colonial e perpetuada pelo eurocentrismo no cotidiano e nas ciências; por outro, por serem uma leitura histórica do capitalismo, amparada nos estudos literários e culturais, mas também na ideia de sistema-mundo.

 


Os curso sempre terão o mínimo de 30 horas divididas em aulas em formato de debate – e, mais excepcionalmente, trabalhos de campos. Pensa-se, inicialmente e no caso de Foz do Iguaçu, em cursos uma vez por semana e à noite, no campus UNILA JU. No caso de Salvador, pensa-se em formato igual, mas em local a definir.



Públicos Alvo

Interno:

docentes, discentes e TAEs


Externo:

docentes, TAEs e discentes da UFBA. Docentes de outras instituições de ensino (superior, básico, médio ou técnico), universitários/as, representantes de movimentos sociais ou ONGs, servidores/as de instituições públicas (sobretudo as voltadas à educação), em especial nas cidades de Foz do Iguaçu-PR e Salvador-BA.


Público Alvo Externo

docentes, TAEs e discentes da UFBA. Docentes de outras instituições de ensino (superior, básico, médio ou técnico), universitários/as, representantes de movimentos sociais ou ONGs, servidores/as de instituições públicas (sobretudo as voltadas à educação), em especial nas cidades de Foz do Iguaçu-PR e Salvador-BA.



Membros da Equipe

  TEREZA MARIA SPYER DULCI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  GABRIEL RODRIGUES DA CUNHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  GABRIEL RODRIGUES DA CUNHA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  LEONARDO DOS PASSOS MIRANDA NAME
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MATEUS GARCIA SPINDULA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  DILTON LOPES DE ALMEIDA JUNIOR
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  OSWALDO FRANCISCO FREITEZ CARRILLO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  MARIA CAMILA OSORIO ORTIZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  TIAGO SOUZA BASTOS
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE

  MARCOS VINICIUS BOHMER BRITTO
Categoria: DOCENTE
Função : MINISTRANTE


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6