O Grupo de Pesquisa ¡DALE! – DECOLONIZAR A AMÉRICA LATINA E SEUS ESPAÇOS foi criado em 2016 com o intuito desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao chamado giro decolonial latino-americano -- cujos/as intelectuais propõem a revisão e superação da modernidade-colonialidade embasadas no desenho de epistemologias combativas ao eurocentrismo e aptas à luta pela emancipação dos povos do subcontinente latino-americano. Parte-se de duas experiências anteriores bem sucedidas voltadas à difusão do saber decolonial. No primeiro semestre de 2018, o grupo realizou uma leitura dirigida de textos decoloniais que foi aberta a quaisquer interessados/as – mas ainda não formatada formalmente como ação de extensão. No segundo semestre do mesmo ano, a ideia de uma leitura e debate coletivos de textos decoloniais incitou sua transmutação em um curso formal de extensão, registrado na PROEX, com carga horária definida e certificação. Tratou-se do curso de extensão O LADO NEGRO DO RENASCIMENTO, ofertado pelo ¡DALE! e que lançou um olhar sobre o livro “El lado más oscuro del Renacimiento: alfabetización, territorialidad y colonización” (no original em inglês: “The darker side of the Renaissance: literacy, territoriality & colonization”), de 1995 e do filósofo argentino Walter D. Mignolo – talvez o nome mais conhecido do giro decolonial.
O projeto ora apresentado se configura como o braço extensionista do grupo de pesquisa no que tange à formação voltada a temas, autoras e autores, epistemologias, abordagens e metodologias decoloniais. Sendo assim, considera a necessidade de uma oferta contínua de cursos de extensão, ao menos um por semestre, voltados ao público-alvo interno e externo já especificado.
No entanto, considerando o período do projeto entre abril e dezembro de 2019, bem como sua continuidade nos anos seguintes, considera-se também especificidades relacionadas à condução da carreira de determinados membros da equipe executora que apontam possibilidades destes cursos não ocorrem somente em Foz do Iguaçu, sede da UNILA, mas também em Salvador, Bahia.
Cursos tanto em Foz do Iguaçu quanto na capital da Bahia estão sendo considerados porque
os membros da equipe executora Marcos Vinicius Bohmer Britto (atualmente professor substituto da UNILA e vice-líder do ¡DALE!) e Tiago Souza Bastos, (Docente da UNILA e membro ¡DALE!) foram recentemente aprovados no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, formação que se dará entre 2019 e 2022.
Leonardo Name, coordenador desta proposta, líder do ¡DALE! e docente da UNILA, submeteu a nossa IFES pedido de afastamento para pós-doutoramento também na UFBA, a partir de 1 de setembro de 2019 (aguardando aprovação) e até 31 de agosto de 2020. Ou seja: ao longo dos dois anos do projeto de extensão ora apresentado, ele estará parte do período em Foz do Iguaçu, outra parte em Salvador.
Gabriel Rodrigues da Cunha, membro do ¡DALE! e docente da UNILA, ao longo de todo o período estará desenvolvendo suas atividades de ensino, pesquisa e extensão em Foz do Iguaçu.
A mobilidade de três dos quatro membros da equipe executora possibilita, então, a oferta de cursos tanto em Salvador quanto em Foz do Iguaçu. Os estudos decoloniais são bastante pertinentes à formação política nestas cidades. Pois por um lado, apresentam obras seminais interessadas em desmontar a subjetividade do ser e o conhecimento construídos durante o domínio colonial e perpetuada pelo eurocentrismo no cotidiano e nas ciências; por outro, por serem uma leitura histórica do capitalismo, amparada nos estudos literários e culturais, mas também na ideia de sistema-mundo.
Os curso sempre terão o mínimo de 30 horas divididas em aulas em formato de debate – e, mais excepcionalmente, trabalhos de campos. Pensa-se, inicialmente e no caso de Foz do Iguaçu, em cursos uma vez por semana e à noite, no campus UNILA JU. No caso de Salvador, pensa-se em formato igual, mas em local a definir.
docentes, discentes e TAEs
docentes, TAEs e discentes da UFBA. Docentes de outras instituições de ensino (superior, básico, médio ou técnico), universitários/as, representantes de movimentos sociais ou ONGs, servidores/as de instituições públicas (sobretudo as voltadas à educação), em especial nas cidades de Foz do Iguaçu-PR e Salvador-BA.
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