Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Português para Estrangeiros e Arabismo na Tríplice Fronteira: integração pela diversidade e interdisciplinaridade
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 6 Público Estimado: 100
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794520


Resumo

O projeto Português para Estrangeiros e Arabismo na Tríplice Fronteira: integração pela diversidade e interdisciplinaridade vem representar a junção de dois projetos “Português para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: integração pela diversidade e interdisciplinaridade” e ““Árabe, Arabismo e Islamismo na Tríplice Fronteira” resulta de um trabalho que vem sendo realizado em conjunto desde 2015, quando a Coordenadora do primeiro projeto apoiou, atuando ativamente como Coordenadora Adjunta, para a abertura do segundo.

Por um lado, o projeto de extensão do Português falado no Brasil,  desde a sua primeira realização em 2014.2,  leva em consideração a necessidade dos cidadãos estrangeiros tanto falantes de espanhol quanto falantes de outras línguas diversas do espanhol residentes em Foz do Iguaçu de terem contato com o ensino formal da Língua Portuguesa falada nesse município, que se caracteriza por ser linguístico-culturalmente bastante diversificado, devido à sua localização na tríplice fronteira e tem por proposta favorecer a integração/inclusão linguístico-cultural, uma boa convivência com a língua-cultura do deslocar-se e conviver nesse espaço geográfico fronteiriço, com embasamento na visão Sociolinguística, a qual considera a heterogeneidade linguístico-cultural, a especificidade necessária no atendimento aos diversos falantes-aprendizes e o respeito à diversidade cultural. Por outro lado, vimos que a grande comunidade árabe presente na Tríplice Fronteira e a integração sociocultural gerada pela mesma, demanda um espaço de diálogo e de interação através de uma ação que envolva Ensino, Pesquisa e Extensão. A extensão em si vem se resumindo, desde 2015.1 na oferta de curso de árabe para a população da região da Tríplice Fronteira em que está inserida a UNILA. Em 2015.2, ações conjuntas desses dois projetos de extensão passam a favorecer pesquisas, que têm repercussão em seus espaços de ensino.

A atual proposta visa a ofertar cursos modulares tanto de Português Brasileiro, quanto de Língua Árabe, na modalidade presencial, com material didático próprio elaborado com temas que acrescentem cada vez mais conhecimentos a uma convivência harmoniosa com a diversidade linguístico-cultural presente em Foz do Iguaçu. Quanto ao Português Brasileiro, que cidadãos residentes em Foz, que ainda não falam o Português Brasileiro, possam adquirir pelo menos o necessário para realizarem atividades de compra/venda, informar-se e a outrem sobre assuntos diversos que circulam na comunidade; e que, em Língua Árabe seja ofertado o acesso à aquisição do código escrito e expressões básicas (inicialmente), bem como a conhecimentos produzidos em nível acadêmico, que têm o Arabismo, Islamismo e Muçulmanismo por tema. Prevemos ainda que  os alunos que estiverem dando continuidade ao curso possam seguir no processo de aquisição de competências e habilidades linguístico-culturais necessárias/desejadas, a partir da metodologia que propomos. O presente projeto tem por meta ser inclusivo, favorecer o respeito aos diversos povos e línguas-culturas existentes em Foz do Iguaçu; buscar estabelecer uma relação dialógica entre Português Brasileiro e Língua Árabe, e entre o corpo docente e discente no espaço da comunidade desse município. Prevemos a oportunidade de professores aprendizes bolsistas terem uma formação integrada à prática e acompanhada pela coordenação do projeto; mediante abordagem de temas de formação de ensino em Português Língua Estrangeira que dialogam com pesquisas linguístico-culturais, bem como mediante a participação nos minieventos a serem realizados em torno do Arabismo. Trata-se de um projeto executável, o qual requer apenas a materialidade já oferecida desde o edital. O presente projeto terá impacto na comunidade do município de Foz do Iguaçu por buscar e favorecer o contato da comunidade estrangeira falante de outras línguas com a UNILA. Também em sua finalização, quando serão divulgadas reflexões sobre a trilha metodológica percorrida no processo. Prevê-se a publicação de relatos dessa experiência para a comunidade Unilera e para docentes de Português Língua Estrangeira de vários lugares do Brasil, e até em nível mundial, o que atende à demanda de colaboração para a difusão do Português Brasileiro na contemporaneidade, e de seu ensino no meio árabe. Prevê-se ainda a continuidade da ampliação desse projeto em nível de CNPq, a partir desses produtos obtidos, para um atendimento à comunidade ainda maior, e integrando-se a pesquisas futuras.

 PALAVRAS-CHAVE: Formação Linguístico-cultural Cidadã para a Integração/Inclusão. Ensino e Formação Docentes. Interculturalidade e PLA.


Públicos Alvo

Interno:

docentes, técnicos estrangeiros, discentes unileros estrangeiros que queiram reforçar estudos em PLE e inserir-se na língua-cultura árabe


Externo:

público externo em geral


Público Alvo Externo

público externo em geral



Membros da Equipe

  MAMADOU ALPHA DIALLO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FRANCISCA PAULA SOARES MAIA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  VICENTE AGUIMAR PARREIRAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  SOLANGE VIOLA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  YASSINE AHMAD HIJAZI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SUELI GUERRERO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  WALTER EDUARDO ROSA CRUZ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ETIENE CAROLINE FARIAS DE MELLO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  ADRIANA DOMENICO CESTARI
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  LORENZO VITRAL
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  JOSE PEREIRA DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SHIRLENE BEMFICA DE OLIVEIRA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  GABRIELA ALEJANDRA BLANCO REINALDO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  YASMIN FERNANDES MUBARAC
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  LEONIRIA CAMARGO DE SOUZA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  JUAN CAMILO RONCANCIO ESCOBAR
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  ANDREA DEL PILAR TRUJILLO RODRIGUEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  LINA LIZETH LEAL OSPINA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)

  ANDRES CAMILO ACOSTA ACEVEDO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Fotos da ação atual a ser continuada

[Foto não Encotrada!]

Fotos da ação atual a ser continuada

[Foto não Encotrada!]

Fotos da ação atual a ser continuada

[Foto não Encotrada!]

Fotos da ação atual a ser continuada

[Foto não Encotrada!]

Fotos da ação atual a ser continuada



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6