Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Vivendo Livros Latino-Americanos na tríplice fronteira
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 2 Nº Discentes Envolvidos: 3 Público Estimado: 110
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Ciudad Del Este - EX
Puerto Iguazu - EX
Espaços de Realização: Escola Municipal Brigadeiro Antonio Sampaio
Escuela San Agustín
Escuela 722
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794482


Resumo

 

O Projeto Vivendo livros latino-americanos na Tríplice fronteira[1] teve início em 2014 e seu objetivo foi, inicialmente, conhecer os espaços destinados aos livros nas escolas públicas da tríplice fronteira e entender qual era a prática de leitura proposta pelos docentes no espaço escolar. Foram, para isso, coletados registros fotográficos das escolas e depoimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostragem coletada se tornou um mapeamento da situação da biblioteca (espaço de leitura em sala de aula) e das práticas docentes com a leitura literária de 4 escolas de cada uma das cidades da referida fronteira: Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

 

A partir da conclusão da etapa inicial, foi possível traçar novos objetivos e selecionar as escolas que fariam parte do Projeto, a partir de 2015, de forma mais aprofundada. Foram, então, escolhidas aquelas que apresentavam características de territórios vulnerados fossem do campo ou da cidade (em zonas periféricas). Assim as escolas selecionadas foram:  Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio (Foz do Iguaçu – zona rural), Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal (Puerto Iguazú – zona rural modificada pelo turismo e com presença significativa de comunidades indígenas) e Escuela 2979 - San Agustín (Ciudad del Este – zona urbana periférica). O principal objetivo traçado, a partir de então, foi verificar se a estruturação de uma biblioteca alteraria a relação dos docentes e discentes com a leitura literária, já que, nas escolas selecionadas, os livros estavam depositados em caixas na sala de aula ou em depósitos como a sala da direção. Para isso, entendeu-se necessário propor atividades pedagógicas que envolvessem docentes e discentes na valorização do espaço dos livros e da leitura por meio de práticas de mediação de leitura, que devido às características dos territórios interculturais exigiam uma abordagem sensível a essa característica.

 



[1] Projeto registrado e desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Projeto financiado Universal – CNPQ 425119/2016-5.

 


Públicos Alvo

Interno:

discentes de gaduação e pós-gaduação e docentes UNILA, docentes das escolas dos anos iniciais, alunos das escolas envolvidas e comunidade escolar


Externo:

Comunidade em geral


Público Alvo Externo

Comunidade em geral



Membros da Equipe

  JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  MARIANA CORTEZ
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ZULEMA VILLANUEVA
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  CLAUDIA FACUNDA FRANCO
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  SONIA REGINA DE FREITAS
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)
  GRACIELA MERCEDES MARTINEZ
Categoria: EXTERNO
Função : COLABORADOR(A)

  LUANA VALQUIRIA MILKEWICZ PANCHINIAK
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  VIVIANA TALIA APRIGIO AMARO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  IVONETE BORNE
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)



Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6