O Projeto Vivendo livros latino-americanos na Tríplice fronteira[1] teve início em 2014 e seu objetivo foi, inicialmente, conhecer os espaços destinados aos livros nas escolas públicas da tríplice fronteira e entender qual era a prática de leitura proposta pelos docentes no espaço escolar. Foram, para isso, coletados registros fotográficos das escolas e depoimentos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostragem coletada se tornou um mapeamento da situação da biblioteca (espaço de leitura em sala de aula) e das práticas docentes com a leitura literária de 4 escolas de cada uma das cidades da referida fronteira: Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
A partir da conclusão da etapa inicial, foi possível traçar novos objetivos e selecionar as escolas que fariam parte do Projeto, a partir de 2015, de forma mais aprofundada. Foram, então, escolhidas aquelas que apresentavam características de territórios vulnerados fossem do campo ou da cidade (em zonas periféricas). Assim as escolas selecionadas foram: Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antonio Sampaio (Foz do Iguaçu – zona rural), Escuela 722 - Eduardo Horacio Arrabal (Puerto Iguazú – zona rural modificada pelo turismo e com presença significativa de comunidades indígenas) e Escuela 2979 - San Agustín (Ciudad del Este – zona urbana periférica). O principal objetivo traçado, a partir de então, foi verificar se a estruturação de uma biblioteca alteraria a relação dos docentes e discentes com a leitura literária, já que, nas escolas selecionadas, os livros estavam depositados em caixas na sala de aula ou em depósitos como a sala da direção. Para isso, entendeu-se necessário propor atividades pedagógicas que envolvessem docentes e discentes na valorização do espaço dos livros e da leitura por meio de práticas de mediação de leitura, que devido às características dos territórios interculturais exigiam uma abordagem sensível a essa característica.
[1] Projeto registrado e desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Projeto financiado Universal – CNPQ 425119/2016-5.
discentes de gaduação e pós-gaduação e docentes UNILA, docentes das escolas dos anos iniciais, alunos das escolas envolvidas e comunidade escolar
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