Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: MediaLAB FOZ: um laboratório de estudos sobre comportamento no ambiente digital
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 2 Público Estimado: 100
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 1 - COMUNICAÇÃO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794474


Resumo

O projeto MediaLab Foz é o início de um laboratório de promoção de práticas de monitoramento e estudos da opinião pública acerca de questões importantes para a região trinacional e para a América Latina, tratando de temas como democracia digital e outras questões que provocam grande comoção popular, especificamente nos meios digitais. Com uma proposta de buscar compreender as principais pautas de discussões públicas, voltando-se principalmente ao acompanhamento das eleições em alguns países da América-Latina em 2018 e também no aprofundamento da compreensão sobre os processos da democracia digital, o Lab já desenvolve ações de monitoramento de grandes controvérsias, por meio da utilização de técnicas de coleta, análise e visualização dos rastros digitais em mídias sociais. Tais estudos são publicizados em uma página do projeto na web (www.medialabfoz.com) e poderão compor novos produtos de comunicação (relatórios completos, revistas entre outros), de acordo com o andamento do projeto. A inovação como ação de extensão é, além da formalização e institucionalização como projeto, é a proposição de cursos sobre as técnicas utilizadas e as temáticas analisadas. Entre os objetivos do MediaLab estão a disseminação das técnicas de análise de redes sociais voltadas para as discussões públicas, fomentar a discussão sobre aspectos da democracia digital, do comportamento da imprensa e a relação com a manipulação da informação, do fenômeno do compartilhamento de notícias falsas (fakenews) entre outros tópicos importantes e atuais deste contexto onde as principais discussões públicas sobre o cenário político ocorrem nas mídias sociais.


Públicos Alvo

Interno:

discentes e docentes dos cursos de relações internacionais, ciências políticas, antropologia e outros interessados em cultura digital.


Externo:

Comunidade interessada em cultura digital


Público Alvo Externo

Comunidade interessada em cultura digital



Membros da Equipe

  LUCAS RIBEIRO MESQUITA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  RAMON FERNANDES LOURENCO
Categoria: SERVIDOR
Função : COORDENADOR(A)
  VANESSA DA SILVA ALMEIDA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  GUSTAVO CARVALHO GUIMARÃES
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6