Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Fronteira Intercultural V
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 140
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS Unidades Envolvidas:
*CENTRO INTERDISCIPLINAR - LETRAS E ARTES / CILA
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Escola Municipal Profa. Suzana Moraes Balen
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794462


Resumo

Na sua quinta edição, o projeto Fronteira Intercultural  vem se renovando e ampliando seu escopo de atuação. Nascido para atender demanda de escola municipal da Região do Porto Meira (Foz do Iguaçu- PR), o projeto já atuou em mais três escolas da Região da Vila C (Foz do Iguaçu – PR), com prospectiva para atuar em outras regiões da cidade. O projeto nasceu da proposta do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) do MEC, que tem entre seus objetivos: (a) usos da segunda língua – no caso o espanhol, (b) uma relação pessoal com um falante nativo da segunda língua e (c) [o contato com] um profissional da comunidade nacional / cultural da qual essa língua é a expressão mais generalizada. Tendo isto em vista, potencializado pela diversidade cultural presente na região da Tríplice Fronteira – dados da Polícia Federal informam que há mais de 82 etnias registradas no município - e os fluxos de migração próprios da região (só no ano de 2017, há o registro de 197 pedidos atendidos de visto fronteiriço no Paraná, conforme dados da Polícia Federal), o projeto tem como mote principal trabalhar a diversidade linguístico-cultural da América Latina, em especial os países do Mercosul, nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Para tanto, trabalharemos com contos regionalizados, em língua espanhola, na qual objetivamos sensibilizar os estudantes e demais membros da comunidade escolar para a pluralidade de culturas presentes na esfera continental, mas também que é refletida em sala de aula com a presença de alunos internacionais, principalmente os estudantes provindos do Paraguai e Argentina. De forma crítica pretendemos abordar a alteridade e desconstruir estereótipos a partir da indagação.


Públicos Alvo

Interno:

Discentes das áreas das humanidades, docentes do grupo de pesquisa Linguagem, Política e Cidadania


Externo:

Discentes e demais membros da comunidade acadêmica da Escola municipal profa. Suzana Moraes Balen


Público Alvo Externo

Discentes e demais membros da comunidade acadêmica da Escola municipal profa. Suzana Moraes Balen



Membros da Equipe

  JORGELINA IVANA TALLEI
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  LAURA JANAINA DIAS AMATO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CAMILA TUNUBALA TROCHEZ
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA



Lista de Fotos

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