No contexto do Projeto de Educação Patrimonial da UNILA, realizado junto aos alunos do ensino fundamental do Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, foi proposto, a partir de um exercício pedagógico de cidadania, um plebiscito indagando qual bem cultural em Foz do Iguaçu deveríamos tombar simbolicamente. Entre os bens materiais, o Marco das Três Fronteiras (1903) foi o que recebeu maior número de votos pelos discentes. Analisando-o cautelosamente, nota-se que o bem apresenta valores históricos suficientes para sua salvaguarda oficial. Além disso, pesquisando o livro de tombo estadual verifica-se que há apenas um bem tombado em Foz do Iguaçu, o Painel do Barrageiro, localizado no Mirante Central da Itaipu, de autoria do artista Poty Lazzarotto. O mesmo não ocorre na esfera federal, onde dos 15 bens culturais tombados neste nível localizados no estado do Paraná, nenhum encontra-se no município, apesar de sua importância histórica, tanto no âmbito regional quanto no internacional. Por isso, a presente ação de extensão, proveniente de uma ação pedagógica na educação básica pública, visa envolver a comunidade iguaçuense na campanha pelo reconhecimento do Marco enquanto Patrimônio Cultural Brasileiro e Paranaense, através da participação de voluntários cadastrados, provenientes de diferentes setores da sociedade, interessados em participar de atividades diversas de comunicação e de recolhimento de assinaturas para construção popular de um abaixo-assinado. A presente ação não é um fim em si, mas está inserida em um processo educacional mais amplo, de articulação entre ensino-pesquisa-extensão, e objetiva promover a reflexão sobre a proteção do patrimônio histórico e a garantia dos direitos culturais da comunidade da tríplice fronteira no que tange a preservação da sua memória social. Em 2018, o projeto entregou um abaixo-assinado e um estudo de tombamento do obelisco brasileiro à Fundação Cultural de Foz fo Iguaçu, dando início ao primeiro processo de tombamento da história do município. Em 2019, objetiva-se acompanhar a tramitação processual e continuar as atividades de educação patrimonial a respeito da história local.
Estudantes, Técnicos e Professores
Instituições de ensino
Abraço Coletivo ao Patrimônio Cultural
Voluntário Estudante do C.E. Bartolomeu Mitre
Atividde com os Lobinhos dos Escoteiros Mirins
Atividade com o Gurpo da Terceira Idade da Vila C
Atividade com o Gurpo da Terceira Idade da Vila C 2
Abaixo-Assinado
Feira do Livro
Atividade com os Escoteiros Mirins
Banner Feira do Livro
Entrega do Abaixo Assinado à Fundação Cultural
Notícia na Mídia sobre Abertura de Processo
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6