Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 14 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 160
Período do Curso: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Proponente: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA APLICADA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Polo Astronomico Casimiro Montenegro Filho (Parque tecnologico Itaipu)
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO , FINANCIAMENTO EXTERNO(Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: INICIAÇÃO
Tipo do Evento: Carga Horária: 288 Quantidade de Vagas: 140
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794431

Resumo

Curso Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia é uma iniciativa para promovermos o estímulo o ensino de Astronomia e ciências, especialmente, na região do Oeste do Paraná e tríplice fronteira. Essa iniciativa coadune com a própria missão da Unila, na promoção da educação e do saber científico em suas várias facetas em retorno à comunidade local. Neste sentido, focamos nossa proposta na contribuição à formação continuada dos professores da rede pública de ensino em um curso de 72h, com atividades presenciais. Para tanto, contamos com o apoio de profissionais de várias instituições que participarão no apoio e execução, como o Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho da fundação Parque tecnológico Itaipu, que nos dará o apoio executivo e logístico do curso . A previsão inicial é realizarmos o trabalho do curso (2019) com abertura de 4 turmas distribuídas em municípios do Oeste do Paraná, sendo 1 turma disponibilizada para Foz do iguaçu.


Programação

 

 

 

CRONOGRAMA GERAL

 

 

 

Relacionar as Atividades

Ano: 2019

jan

fev

mar

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

Preparação das aulas

 

 

X

X

X


 

 

 

 

 

 

Abertura das inscrições

 

 

X

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Realização das aulas

 

 

X

X

X

X

X

 X

X

X

 X

 

Análise dos formulários e relatórios de atividades

 

 

 

 

 

X

X

X

X

X

X

X

 



Plano de distribuição das cargas horárias e atividades

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

Nº DE DIAS

CARGA HORÁRIA EM SALA DE AULA

 

ATIVIDADES EXTRACLASSE

TRABALHO FINAL / EAD

PÚBLICO ALVO

No TOTAL DE VAGAS (POR TURMA)

72 h

16

50 h

 

12h

 10h

Professores da Educação Básica

35

 

DIAS DA SEMANA

HORÁRIO

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Manhã, Tarde ou Noite

Manhã, Tarde ou Noite

Manhã, Tarde ou Noite

Manhã, Tarde ou Noite

Manhã ou Tarde

 

  1. Carga Horária – 72 horas, sendo 15 aulas de 3 horas cada uma e uma aula de 5 horas, num total de 50 horas, 12 horas para o desenvolvimento e aplicação do Plano de Ensino e atividades práticas em sala de aula, 10 horas para leituras de artigos e assistir a vídeos para debates durante as aulas do curso.
  2. Cronograma de datas para as turmas do primeiro e segundo semestres:

·       Previsão de início em abril e término em junho-julho de 2019

·       Previsão de início em agosto e término em novembro-dezembro de 2019

  1. Número de Turmas no 1º semestre – 2 (previsão)
  2. Número de Turmas no 2º semestre – 2 (previsão)
  3. Data de entrega do trabalho final: 30 dias após a última aula de cada turma, em cada semestre. Neste prazo, o trabalho e os resumos de dois artigos deverão ser postados no Ambiente Virtual de Aprendizagem PTI.
  4. Prazo para entrega de certificados: 180 dias, conforme as Normas do Curso, após o recebimento dos trabalhos físicos, enviados pelos Correios.


Públicos Alvo

Interno:

discentes vinculados a ação de extensão


Externo:

Professores da rede pública de ensino básico


Público Alvo Externo

Professores da rede pública de ensino básico



Membros da Equipe

  JANER VILACA
Categoria: EXTERNO
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  ABRAAO JESSE CAPISTRANO DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  ABRAAO JESSE CAPISTRANO DE SOUZA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  GISELE ESFOGLIA
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  STÉFANY CRISTINA DOS REIS FARINA
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  CARLA DAIANE BAIÃO LOPES
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO

  ANNE PAOLLE JEZIORNY DA SILVA
Categoria: EXTERNO
Função : AUXILIAR TÉCNICO
  PAULINE ALEJANDRA PINTO GARNICA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  ANDERSON GIOVANI TROGELLO
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE

  RODOLFO LANGHI
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  HENRI ARAÚJO LEBOEUF
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  ANA MARIA PEREIRA
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE

  MARCOS DANIEL LONGHINI
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE
  DANIEL IRIA MACHADO
Categoria: EXTERNO
Função : INSTRUTOR / MINISTRANTE


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)

[Foto não Encotrada!]

fotos das ações do projeto com os professores-cursistas (2017-2018)



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6