O Projeto Pedagógico do curso de graduação em Serviço Social da UNILA objetiva formar profissionais que atuem de forma crítica, criativa e propositiva no âmbito das políticas públicas, nos processos socioassistenciais, político-organizativos, planejamento e gestão das políticas públicas, formulando e implementando propostas de intervenção na realidade social latino-americana. O processo pedagógico de ensino-aprendizagem, desenvolvido no campo de estágio, permite ao estudante a consolidação dessa formação qualificada e sólida que o habilitará a atuar nos diversos países da América Latina como assistente social ou, no caso dos países hispanoablantes, trabajador social. É nesse aprendizado propiciado pela inserção nos espaços sócio-ocupacionais que se adensa a apreensão acerca das dimensões constitutivas do Serviço Social enquanto profissão por meio do estágio supervisionado pelo profissional de campo – o assistente social – e o docente da universidade – o supervisor acadêmico. As dimensões desenvolvidas e suscitadas pelo campo de estágio podem ser definidas como de natureza técnico-operativa (o que fazer), ético-política (o porquê fazer) e teórico-metodológica (o como fazer). É a articulação entre essas três dimensões propiciadas na prática de estágio que contribuirá significativamente na compreensão crítica do discente acerca do processo de trabalho em sua interface interventiva, propositiva e investigativa.
Nesse sentido, o presente projeto de extensão pretende fortalecer os campos de estágio, como espaços pedagógicos de exercício da prática interventiva do assistente social; estreitar as relações entre as instituições que acolhem os estagiários de Serviço Social e a Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), bem como fortalecer as políticas públicas, serviços sociais e os direitos sociais dos usuários nos serviços onde atua o profissional.
A Coordenação de Estágios do curso de Serviço Social – componente do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP – responde a requisições privativas do assistente social dentro da Universidade, em razão de realizar a gestão de programas, projetos e ações específicos da profissão no tocante ao estágio. Faz-se assim necessário buscar estratégias para potencializar essa função, pelo entendimento da relevância do estágio na formação profissional do assistente social, como apresentado na Política de Estágio da UNILA e no Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social, ambos orientados pelas legislações que versam sobre o estágio e as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
É imperativo reconhecer ainda que o assistente social exerce com os processos de gestão de serviços e políticas sociais processos de trabalho horizontalizados, de construção coletiva – do planejamento à avaliação das políticas públicas -, e no caso da Coordenação de Estágios, o respeito ao processo de ensino-aprendizagem na formação profissional, permitindo às/aos estagiárias/os o pleno desenvolvimento das outras disciplinas e atividades dentro e fora da Universidade.
Dessa maneira, visando o fortalecimento dos campos de estágio e das atividades da coordenação de estágio em Serviço Social da UNILA é que se apresenta o presente projeto de extensão.
Professores do curso de Serviço Social, discentes do curso de Serviço Social, Supervisores de Estágio de Serviço Social da UNILA
Comunidade de Foz do Iguaçu
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6