Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: O Curso de Serviço Social e os Campos de Estágio: a Extensão articulando a relação entre Universidade e os espaços sócio-ocupacionais.
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 1250
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 9 - ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO Área do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ECONOMIA, SOCIEDADE E POLÍTICA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Os equipamentos da rede socio-assistencial do município de Foz do Iguaçu e a UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794429


Resumo

O Projeto Pedagógico do curso de graduação em Serviço Social da UNILA objetiva formar profissionais que atuem de forma crítica, criativa e propositiva no âmbito das políticas públicas, nos processos socioassistenciais, político-organizativos, planejamento e gestão das políticas públicas, formulando e implementando propostas de intervenção na realidade social latino-americana. O processo pedagógico de ensino-aprendizagem, desenvolvido no campo de estágio, permite ao estudante a consolidação dessa formação qualificada e sólida que o habilitará a atuar nos diversos países da América Latina como assistente social ou, no caso dos países hispanoablantes, trabajador social.                                                                                                              É nesse aprendizado propiciado pela inserção nos espaços sócio-ocupacionais que se adensa a apreensão acerca das dimensões constitutivas do Serviço Social enquanto profissão por meio do estágio supervisionado pelo profissional de campo – o assistente social – e o docente da universidade – o supervisor acadêmico. As dimensões desenvolvidas e suscitadas pelo campo de estágio podem ser definidas como de natureza técnico-operativa (o que fazer), ético-política (o porquê fazer) e teórico-metodológica (o como fazer). É a articulação entre essas três dimensões propiciadas na prática de estágio que contribuirá significativamente na compreensão crítica do discente acerca do processo de trabalho em sua interface interventiva, propositiva e investigativa.

Nesse sentido, o presente projeto de extensão pretende fortalecer os campos de estágio, como espaços pedagógicos de exercício da prática interventiva do assistente social; estreitar as relações entre as instituições que acolhem os estagiários de Serviço Social e a Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), bem como fortalecer as políticas públicas, serviços sociais e os direitos sociais dos usuários nos serviços onde atua o profissional.

                A Coordenação de Estágios do curso de Serviço Social – componente do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP – responde a requisições privativas do assistente social dentro da Universidade, em razão de realizar a gestão de programas, projetos e ações específicos da profissão no tocante ao estágio. Faz-se assim necessário buscar estratégias para potencializar essa função, pelo entendimento da relevância do estágio na formação profissional do assistente social, como apresentado na Política de Estágio da UNILA e no Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social, ambos orientados pelas legislações que versam sobre o estágio e as diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

              É imperativo reconhecer ainda que o assistente social exerce com os processos de gestão de serviços e políticas sociais processos de trabalho horizontalizados, de construção coletiva – do planejamento à avaliação das políticas públicas -, e no caso da Coordenação de Estágios, o respeito ao processo de ensino-aprendizagem na formação profissional, permitindo às/aos estagiárias/os o pleno desenvolvimento das outras disciplinas e atividades dentro e fora da Universidade.

              Dessa maneira, visando o fortalecimento dos campos de estágio e das atividades da coordenação de estágio em Serviço Social da UNILA é que se apresenta o presente projeto de extensão.


Públicos Alvo

Interno:

Professores do curso de Serviço Social, discentes do curso de Serviço Social, Supervisores de Estágio de Serviço Social da UNILA


Externo:

Comunidade de Foz do Iguaçu


Público Alvo Externo

Comunidade de Foz do Iguaçu



Membros da Equipe

  CRISTIANE SANDER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  TALITA DE MELO LIRA
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  CRISTIANE SANDER
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)

  INGRID PEREIRA DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

Não há fotos cadastradas para esta ação



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo2.unila.intranet.sigaa2 v4.10.6