A supervisão de estágio em Serviço Social é uma atribuição profissional privativa do assistente social em diferentes espaços de inserção sócio-ocupacional onde o profissional desenvolve suas competências técnico-operativas, teórico-metodológicas e ético-políticas. A orientação acadêmica – desenvolvida pelo professor de Serviço Social junto aos discentes matriculados em Instituição de Ensino Superior – e a orientação de campo – exercida pelo profissional assistente social inserido nos mais distintos espaços de atuação profissional são componentes compulsórios do processo de formação profissional visto que para a emissão de inscrição profissional junto ao Conselho Regional de Serviço Social é necessário que o aluno tenha feito mais de 600 horas de estágio obrigatório.
Ou seja, tratamos no presente curso de tema germinal a formação profissional, qualificação técnica dos assistentes sociais e aprimoramento dos espaços sócio-ocupacionais de atuação dos assistentes sociais que planejam, executam e avaliam as mais diversas políticas públicas e serviços sociais. Todavia, mesmo estando presente como uma atribuição profissional desde a lei de regulamentação de 1952 até a Lei nº 8662 de 1993 - que regulamenta a profissão na atualidade - a produção bibliográfica e a capacitação inicial e continuada para a Supervisão não têm sido frequentes nos diferentes espaços de formação profissional e de exercício da profissão (cf. PORTES, 2018).
Por outro lado, a Supervisão de estágio se coloca como uma requisição socioprofissional premente para os Assistentes Sociais tanto por parte das instituições que requerem dos Assistentes Sociais as funções de supervisão técnica de equipes, de profissionais, de planos, programas e projetos; quanto como demanda própria do projeto ético-político profissional que indica ao profissional a supervisão técnica e a supervisão direta de estagiários como mediação essencial para a formação profissional, atribuição privativa e especialmente formalizada pela emergência da regulamentação da Supervisão Direta de Estagiários de Serviço Social pela Resolução do Conselho Federal em Serviço Social nº 533, de 29 de setembro de 2008, ação técnica profissional prevista ainda no Código de Ética Profissional (CFESS, 1993).
A supervisão é aqui compreendida conforme indicam Guerra e Braga (2009, p.535), pesquisadores referência na área de Serviço Social:
Estamos entendendo supervisão como uma atividade imprescindível à formação não só acadêmica, mas direcionada para a formação e capacitação profissional permanente, que detém a possibilidade de orientar o aprimoramento da intervenção profissional que se realiza por meio da formulação e implementação de políticas e serviços sociais. É um processo de estimular, provocar, acompanhar e contribuir na capacitação de estudantes e/ou profissionais, equipes e executores e/ou formuladores de políticas, programas e/ou projetos a apreender e interpretar, na conjuntura, a particularidade do fenômeno com o qual trabalham, com a finalidade de analisar e encontrar o modo mais qualificado de operacionalizar a intervenção profissional.
Esta proposta de Curso de Extensão justifica-se ainda, por inserir-se no âmbito da Política de Educação Permanente do Conjunto de entidades autárquicas que regulam a atividades do Serviço Social no Brasil, no caso, os Conselhos Regionais de Serviço Social e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2012, p.45) cujo objetivo está voltado para
[...] a promoção do aprimoramento intelectual, técnico e político dos/as assistentes sociais, como forma de qualificar o exercício profissional, fortalecendo sua inserção qualificada e crítica no mundo do trabalho; bem como consolidar o projeto ético-político do Serviço Social e potencializar a melhoria dos serviços prestados aos/às usuários/as.
Esse projeto reconhece como ação necessária a capacitação dos Supervisores de Campo de Estágio, assistentes sociais interessados em exercerem supervisão de estágio, estudantes de Serviço Social. todavia, não se restringe a esse universo, vide o fato de que a supervisão de estágio é atribuição de outras profissões que também são convidadas a intervir na realidade e possuem na supervisão direta de estágio um momento central do processo de formação profissional. Cursos de licenciatura na UNILA que possuem em seu Projeto Pedagógico a prerrogativa do estágio supervisionado, principalmente na formação de profissionais da área da educação e demais políticas públicas possuíram nesse curso um espaço para o aprimoramento do processo de supervisão de estágio direta. Somado a esses atores (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, profissionais dos cursos de licenciatura, administração e políticas públicas, economia, relações internacionais, dentre outros). Além desses é necessário ressaltar que os estudantes da UNILA em seu processo de formação também precisão ter em vista a relevância e importância da supervisão direta de estágio, vide o fato de que poderão vir a ser supervisores direto de estágio, por esse motivo o curso também aceitará a inscrição de estudantes matriculados da UNILA além de assistentes sociais e profissionais de áreas afim.
O debate que se buscará suscitar nesses atores partirá do exercício profissional a partir da condição de supervisor de campo de estágio, visto que estão distribuídos nos mais diversos tipos de espaços sócio-ocupacionais e nas mais diversas capilaridades da política social, serviços sociais, empresas e entidades que atendem a funções sociais específicas. Essa variedade inclui desde o perfil do equipamento ao qual se vincula (público, privado e 3º Setor) até a área de atuação (criança e adolescente, saúde, assistência social, administração e relações humanas, segurança pública, educação, Direitos e Proteção Social destinada a segmentos vulneráveis, dentre outros). Se, por um lado, estes profissionais contribuem na formação profissional como supervisores de campo, por outro, as unidades de ensino e as instâncias organizativas precisam viabilizar a promoção da formação continuada destes/as assistentes sociais e profissionais das mais distintas áreas. Deste modo, frente às graves transformações na sociedade contemporânea faz-se extremamente necessário que a formação seja contínua, e promova o enriquecimento da capacidade lúcida, crítica, propositiva e criativa dos profissionais.
Serão 08 disciplinas de 4 horas; 06 horas para leitura de textos referência para cada aula (48 horas total); e 70 horas para elaboração do produto final do projeto de extensão.
1 - Disciplina: Supervisão de Estágio, o Plano de Trabalho do Assistente Social e sua Elaboração.
Carga Horária: 4h
Data: 14 de junho de 2019
Prof. Responsável: Robson de Oliveira
Referência Bibliográfica: Formulação de Projeto de Trabalho Profissional. Berenice Rojas Couto
2 – Disciplina: O Sofrimento Psíquico e o Ético-Político no Âmbito das Práticas Profissionais do Assistente Social.
Data: 28 de junho de 2019
Prof. Responsável: Édina Mayer Vergara
Referência Bibliográfica: Trabalho e Sofrimento Ético-Político. In: Org. RAICHELES, R.; VICENTE, D.; ALBUQUERQUE, V. A Nova Morfologia do Trabalho no Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2018.
3 – Disciplina: Política Social e Neoliberalismo: seu impactos no processo de supervisão de estágio.
Data: 12 de julho de 2019
Prof. Responsável: Alex Fabiano Toledo
Referência Bibliográfica:
4 – Disciplina: Autonomia profissional na supervisão de estágio: indicações freirianas para o exercício profissional.
Data: 09 de agosto de 2019
Prof. Responsável: Cristiane Sander
5 – Disciplina: A Importância do Planejamento no Processo de Estágio.
Data: 23 de agosto de 2019
Prof. Responsável: Talita de Melo Lira
6 – Disciplina: Saúde Mental dos Discentes e seu Impacto na Realização do Estágio
Data: 13 de setembro de 2019
Prof. Responsável: Juliana Domingues
Referência Bibliográfica: CAIXETA, S. P.; ALMEIDA, S. F. C. O sofrimento psíquico em estudante universitário. Anais do XI Congresso Nacional de Educação -EDUCERE. Curitiba, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7352_4882.pdf Acesso em abr/2018.
7 – Disciplina: Demandas e Desafios na Intervenção Profissional em Região de Fronteira
Data: 27 de setembro de 2019
Prof. Responsável: Maria Geusina da Silva
8 – Disciplina: Os Espaços Socio-ocupacionais e a Supervisão de Estágio: a articulação da categoria profissional em Foz do Iguaçu
Data: 11 de outubro de 2019
Representantes NUCRESS: M.e. Mábile Caetano Cazela/ A.S. Scarlet
Referência Bibliográfica: Apresentação de resultados preliminares do Projeto de extensão; indicações para o III Fórum de Supervisores; o papel do NUCRESS na articulação política da categoria profissional em Foz do Iguaçu.
Discentes, docentes, técnicos da UNILA
Assistentes Sociais supervisores de estágio em Serviço Social, Assistentes Sociais que tenham interesse em supervisionar estágio, Profissionais de áreas afins que supervisionem estágio (psicólogos, pedagogos, administradores) com enfase nos que atuam com políticas públicas, serviços sociais e terceiro setor.
Primeiro dia de curso. 08/08/2019
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