Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Linguagem científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 1 Público Estimado: 150
Período de Realização: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 1 - COMUNICAÇÃO Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Unidade Proponente: INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: Unila - Jardim Universitário
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794422


Resumo

O projeto "Linguagem científica: procedimentos e orientações práticas para elaboração de gêneros acadêmicos", vinculado ao "Programa de Línguas" da Unila, objetiva apresentar e ensinar os discentes universitários, pós-graduandos e demais interessados do município de Foz do Iguaçu, conceitos e normas básicas para a elaboração de gêneros acadêmicos, entre eles, resumo, resenha, artigo científico, resumo científico (abstract), projeto de pesquisa, projeto de extensão, apresentação e confecção de banners e comunicação orais em eventos acadêmicos. Para tanto, serão focalizados, durante os módulos do curso, exemplos (de estruturas) dos gêneros acadêmicos supracitados juntamente com as características da linguagem científica, as normas vigentes da ABNT, além de aspectos coesão e coerência textual, recursos retóricos e de argumentação. A oferta do projeto justifica-se, por um lado, pela necessidade de os discentes e formados das diferentes áreas familiarizarem-se com os mecanismos de produção e publicação de gêneros acadêmicos, uma vez que estes são importantes para a formação profissional e acadêmica dos mesmos. O projeto será realizado em módulos, com públicos específicos a partir de cada um dos gêneros, no Laboratório de Informática e/ou em sala, a partir de aulas dialogadas. Tal iniciativa é uma continuidade do projeto anterior (2017/2018) que focalizava mais a escrita acadêmica, para esta nova edição, houve a ampliação do projeto incluindo o trabalho com especificidades da linguagem científica oral, considerada igualmente importante e necessária para a formação do público-alvo.


Públicos Alvo

Interno:

Estudantes de graduação e de programas de pós-graduação


Externo:

Estudantes de graduação e de programas de pós-graduação, professores da rede pública e privada


Público Alvo Externo

Estudantes de graduação e de programas de pós-graduação, professores da rede pública e privada



Membros da Equipe

  BRUNA OTANI RIBEIRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
  FRANCIELE MARIA MARTINY
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  LARISSA FOSTINONE LOCOSELLI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)

  RENAN AYRTON VALIATI
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Participante durante atividade de simulação de apresentação em eventos científicos (2017)

[Foto não Encotrada!]

Atividades de busca de artigos científicos em periódicos online (2017)

[Foto não Encotrada!]

Bolsista Renan Ayrton Valiati ministrando ação de extensão em 2017

[Foto não Encotrada!]

Participantes realizando atividades práticas (2017)

[Foto não Encotrada!]

Bolsista Rocio Farina durante exposição teórica na ação de extensão em 2018



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6