Universidade Federal da Integração Latino-Americana Foz do Iguaçu, 23 de Novembro de 2024

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Curso de língua Grega Clássica – Oficina de tradução
Ano: 2019 Nº Bolsas Concedidas: 1 Nº Discentes Envolvidos: 5 Público Estimado: 37
Período do Curso: 01/04/2019 a 15/12/2019
Área Principal: 4 - EDUCAÇÃO, LETRAS E LÍNGUAS Área do CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Unidade Proponente: CURSO DE FILOSOFIA Unidades Envolvidas:
Tipo: CURSO
Municípios de Realização: Foz do Iguaçu - PR
Espaços de Realização: JU - UNILA
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (Edital PROEX 59/2018 - Submissão de Proposta e Seleção de Bolsista para 2019)
Modalidade do Curso: Presencial Tipo do Curso: APERFEIÇOAMENTO
Tipo do Evento: Carga Horária: 180 Quantidade de Vagas: 40
Url da Acão: https://sig.unila.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91794409

Resumo

Curso de língua Grega Clássica – Oficina de tradução procurará coordenar dois eixos: a) uma apresentação da flexão verbal para quem não viu esse conteúdo e b) continuar a oficina de tradução, procurando uma convergência e união desses dois grupos em níveis diferentes. O curso justifica-se também pela iniciação científica em andamento, desde Agosto de 2016, ministrada pelo mesmo professor/coordenador, "Os Fragmentos de Heráclito de Éfeso", um grupo de pesquisa voltado para os estudantes de licenciatura em Filosofia, mas não exclusiva a eles, que exigirá um conhecimento continuado da língua grega para a apreciação do texto original, de onde parte o exercício da Iniciação Científica. Um pré-requisito para toda e qualquer pesquisa em ambinte clássico é o domínio, mesmo que instrumental num primeiro momento, do idioma em questão. Espera-se também que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos da língua grega ao longo da sua formação. Na Unila especialmente justifica-se o estudo do Grego porque é o principal parâmetro epistemológico ocidental, de modo que até mesmo o vocabulário da ciência, e a medicina é um bom exemplo disso, é quase que inteiramente proveniente da nomenclatura grega, atravessando muitas vezes para o latim sem muitas modificações morfológicas. O estudo das letras clássica, em especial o grego, pode ser fonte de interesse e parâmetro de estudo de outras línguas, sejam elas ou não do chamado tronco Indo-Europeu (IE). Nesse sentido, qualquer tipo de decolonização espistêmica necessariamente deverá dominar os paradigmas epistêmicos ocidentais para, a partir daí, ser capaz de pensar algo fora desse amplo paradigma linguístico-cultural ocidental, no caso Indo-europeu.


Programação

1 - flexão verbal e suas desinências para grupo de acesso à oficina.

 

Desinências

 

 

 

 

Ativas

primárias

secundárias

 

 

 

 

 

 

w/mi

v/a

 

 

eisi (ei)

s – stha

 

 

ti (ei)

(t)

 

 

men

men

 

 

te

te

 

 

nti

nt

 

 

 

 

 

Médias

primárias

secundárias

 

 

 

 

 

 

mai

mên

 

 

sai

so

 

 

tai

to

 

 

metha

metha

 

 

sthe

sthe

 

 

ntai

nto

 

 

2 - Oficina de tradução

2 - textos:

Teatro: Sófocles (Édipo Rei v. 1 - 17), Ésquilo (Prometeu  Acorrentado v. 1 - 35), Eurípides (As Bacantes, v. 1-42), Aristófanes ( As Rãs v.1-25)

Prosa: Xenofonte (Econômicos), Aristóteles (Ética Nicômaco I, 1-2) e Platão (Íon 530 a-c)

Prosa histórica: Heródoto (Histórias, II, 102 -112) e Tucídides (I A)

Épica: Homero (IIíada - trecho a definir) e Hesíodo (Trabalhos e Dias - trecho a definir)

Prosa jônica Hipócrates de Cós (trecho a definir)

Textos que serão escolhidos de acordo com o interesse e afinidade da turma.


Públicos Alvo

Interno:

alunos de Filosofia, História e Letras


Externo:

pessoas com o interesse no aprendizado da língua (professores, médicos, músicos)


Público Alvo Externo

pessoas com o interesse no aprendizado da língua (professores, médicos, músicos)



Membros da Equipe

  ROGERIO GIMENES DE CAMPOS
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  GILMAR JOSE DE TONI
Categoria: DOCENTE
Função : COLABORADOR(A)
  ALYSSON LOPES DA COSTA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA

  LUCAS DOS SANTOS MACHADO
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) BOLSISTA
  WELLINGTON DOUGLAS FERREIRA
Categoria: DISCENTE
Função : ALUNO(A) VOLUNTARIO(A)
  PATRICIA NAKAYAMA
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR

  JOHNNY OCTAVIO OBANDO MORAN
Categoria: DOCENTE
Função : ORIENTADOR


Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

Prof. Rogério ensinando declinação de língua grega

[Foto não Encotrada!]

Foto da turma de língua grega

[Foto não Encotrada!]

Prof. Rogério ensinando declinação de língua grega



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6