A questão das diversas escalas de representação em Geografia é um dos problemas de maior complexidade e dificuldade para compreensão. Em especial, a articulação entre diferentes níveis de resolução e representação, e como eles influenciam nossos conhecimentos dos processos espaciais, representa um desafio ao ensino de temas ligados ao meio ambiente. As maquetes permitem uma abordagem lúdica da questão das escalas ao tornar palpável as relações entre a escala, o processo de generalização e de representação cartográfica e a percepção cotidiana das pessoas. Dessa forma, o tema deste projeto é desenvolver entre os discentes da licenciatura em Geografia e, com destaque, entre professores da rede de ensino, o interesse em utilizar maquetes nas atividades didáticas. Para o desenvolvimento do projeto, serão enfocadas as escolas onde os bolsistas da licenciatura em Geografia desenvolvam seus estágios discentes. O contexto regional será desenvolvido com uma maquete da microrregião de Foz do Iguaçu produzidas pelos discentes envolvidos no projeto e que servirá de base para as ações na escola. Duas maquetes do município de Foz do Iguaçu, em maior escala, sobre a qual serão representados os usos das terras em 1980, a partir de imagens Landsat, e dos usos das terras em 2013 com imagens RapidEye, também preparadas pelos bolsistas do projeto, destacarão a escala municipal das escolas. A escala do lugar de vivência dos discentes, professores e bolsistas será objeto de maquetes construídas pelos em atividades na escola. Essa maquete poderá ser preparada de forma conjunta ou diversas maquetes por grupos de alunos da escola, e representará a bacia hidrográfica em que está inserida a escola. Dessa forma, ao longo do projeto será possível articular as diversas escalas de representação e articular a comunidade universitária com a comunidade escolar na compreensão das articulações entre o local e o regional. Para o desenvolvimento desta ação de extensão serão utilizados dados cartográficos levantados durante o projeto “Estudo da dinâmica espacial-temporal dos usos das terras da paisagem de Foz do Iguaçu/PR e suas relações com a estrutura da vegetação e estoque de carbono no solo em fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual” (Universal/CNPq - Processo n º 446387/2014-2). Os participantes irão propor uma cartilha ou manual para disseminação da abordagem em outras escolas do município. A redação desse material será feita de forma coletiva pelo público e pela equipe do projeto. Um dos objetivos é apresentar esse material à Secretaria Municipal de Educação e buscar sua divulgação de forma mais ampla para outras escolas da cidade. Uma avaliação prévia das demandas dos envolvidos no projeto será empreendida no início do projeto e outra avaliação ao final das atividades contrapondo as expectativas iniciais e o resultado das experiências durante as atividades.
Discentes e técnicos interessados na área ambiental.
Docentes da rede de ensino básico da região.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo1.unila.intranet.sigaa1 v4.10.6