Sabe-se que a transição do ensino secundário para o ensino superior implica em uma série de transformações em vários segmentos da vida. É um momento em que se ganha autonomia e liberdade, mas, aumenta a responsabilidade e autodisciplina. O estudante que vivencia essa experiência precisa lidar com um conjunto de processos e contextos, antes não vivido, que vai desde a procura e escolha de onde morar, o que, quanto e como comer, como utilizar o seu recurso financeiro, desconhecimento do lugar, adaptação do idioma (para alunos não brasileiros), novo círculo de amizades, enfim, inúmeras mudanças acontecem.
Essas inovações podem vir acompanhadas de frustrações e enfrentamento de problemas aos acadêmicos. Desta forma, na tentativa de minimizar alguns processos desgastantes na vida acadêmica e prejudicial à permanência desses estudantes, sentimos a necessidade de conhecer as reais necessidades dos estudantes da Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA.
Diante das novas experiências, da necessidade de enfrentamentos a este contexto complexo, o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante da Unila (Deas), almeja através deste projeto de Extensão, em conjunto com ações de mapeamento de situações, identificar as questões de vulnerabilidades dos discentes da Universidade. Uma vez levantadas essas questões de forma coletiva, a equipe será conduzida às reflexões e discussões, a fim de realizar ações no âmbito da Unila, com apoio de servidores técnicos e docentes como facilitadores das atividades.
O Departamento de Atendimento à Saúde dos Estudantes da Unila está inserido dentro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), na qual são desenvolvidas atividades voltadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos, com foco principal na educação em saúde e na orientação para o acesso dos estudantes à rede pública municipal de saúde. A equipe é composta por um médico, duas enfermeiras e dois técnicos em enfermagem que vê possibilidades de um trabalho articulado na universidade para ações intersetoriais e integradas com a colaboração de docentes e estudantes dos cursos de Saúde Coletiva e Medicina, de psicólogos da Seção de Psicologia e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
DISCENTES DA UNILA
O PROJETO PREVÊ AÇÕES EM SAÚDE COM UNIVERSITÁRIOS DA UNILA.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2024 - UFRN - amarelo3.unila.intranet.sigaa3 v4.10.6